IMG-LOGO

Winproz é alternativa para inovar e gerenciar produtos

Por Natalia Concentino - 08 de Maio 2020

Veja galeria de fotos acima

Se inovação já era muito importante para as empresas se manterem ativas no mercado antes, imagina depois da pandemia... Pensando na dificuldade que algumas indústrias enfrentam na hora de gerir seu negócio e apresentar inovações para seus clientes, Daniel Nissola Filho e Matheus Accorinte criaram o Winproz, um serviço que consegue ajudar, principalmente no gerenciamento das moveleiras brasileiras, alinhando o portfólio de produtos com a sua estratégia.

Para entendermos melhor como funciona essa ferramenta e apresentá-la aos empresários que estão enfrentando dificuldades no seu negócio, conversamos com Daniel Nissola que, inclusive, possui experiência de anos no mercado moveleiro. A ideia dos sócios surgiu após uma imersão no Vale do Silício, no ano passado, quando Nissola aprofundou-se em metodologias de inovação e desenvolvimento de produtos e encontrou grandes empresas dos EUA e Europa que trabalham com soluções e propósitos semelhantes.

“A metodologia de gestão do portfólio de produtos do Winproz (http://winproz.com.br/) se diferencia por sua dinâmica contínua que gera crescimento sustentável e recorrente à empresa, alinhando o portfólio de produtos à sua estratégia. É comum encontrarmos empresas com produtos totalmente desalinhados aos seus objetivos, muitas delas não possuem indicadores para acompanharem a performance dos produtos, ocasionando lentidão na tomada de decisão pela demora para identificar oportunidades ou ameaças, como a concentração de vendas, produtos em declínio ou até mesmo perda de participação de mercado de uma linha”, explica Nissola.

O Winproz disponibiliza aos empresários três tipos de planos que incluem treinamentos online das metodologias, ferramentas para execução, implementação e suporte. “A ideia é unir de forma simples e acessível, práticas validadas de inteligência de mercado e gestão da inovação, com ferramentas que facilitam a tomada de decisão, baseada em dados, como painel de indicadores de performance conectados ao banco de dados, gráficos inteligentes de ciclo de vida e ferramentas de execução e solução de problemas”, segue Daniel Nissola.

“Não encontramos soluções brasileiras, muito menos especializadas no setor moveleiro”, essa fala de Nissola é uma das premissas para a criação do serviço. Ele prossegue explicando a importância desse tipo de ajuda para as empresas do setor. “Muitas empresas moveleiras ainda criam pouca inovação distintiva (produtos com algo realmente novo) e focam predominantemente em esforços de inovação incremental (pequena derivação do que já existe no mercado) aumentando a guerra de preços e redução de margens. Esse ciclo, no médio e longo prazo, é determinante para separar empresas sustentáveis das que correrão maior risco”.

“O que defendemos é que é possível reduzir o risco da inovação e criar soluções realmente novas para o mercado, gerando valor real para o consumidor a partir de pesquisas, experimentos, conhecimento, dados e criatividade. Acreditamos que assim a indústria moveleira terá e criará muito mais valor para sociedade”, afirma um dos criadores do Winproz.

Para finalizar, Nissola cita os principais conceitos envolvidos nesse processo:

- Interagir muito com os clientes/usuários para obter descobertas, ideias e validações.
- Estímulo à geração e gestão de boas ideias ao longo de todo o processo, afinal a inovação de seus produtos é tão boa quanto as ideias que entram no seu funil.
- Invista em capacidade criativa! Os processos de desenvolvimento de produtos e de gerenciamento de portfólio não transformam ideias medianas em ideias surpreendentes. Os três, funcionando juntos, potencializam seus resultados!
- Antecipar validações a todo momento, apresente as ideias o quanto antes ao seu cliente. Quanto mais demorada a mudança, mais cara ela será.
Iterações (ou espirais) constantes. Construir-medir-aprender.
- Ingrediente importantíssimo: inovação
- Decisões racionais baseadas em dados, testes e aprendizados equilibradas com decisões inovadoras que se baseiam na capacidade intuitiva e inspiradora do ser humano.
- Para avançar, o produto deve ter diferencial gerando mais valor do que os produtos existentes.

Comentários