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100 dicas para vender mais colchões durante o ano

Para melhor acompanhamento e utilização separamos nossas dicas em três níveis, que chamamos PPP, ou seja, PRODUTOS / PREÇOS / PROCESSOS.

Nosso único objetivo é contribuir para que todas as lojas de colchões possam aumentar suas vendas o ano inteiro.

Todas as dicas foram dadas por Íris Gelbcke, eleito por dois anos consecutivos o Maior Vendedor de Colchões do Brasil pelo Anuário de Colchões Brasil.

PRODUTOS

1- Montar um “mix” de produtos para atender o seu público alvo
2- Definir e adquirir produtos ÂNCORAS
3- Estar “aberto” à novos produtos
4- Ficar atento à novos materiais utilizados na fabricação de colchões (EPS, látex, espumas poliuretano, tipos de molejos, tecidos)
5- Buscar novidades
6- Buscar novas tecnologias

PREÇOS

7- Separar os produtos por categorias:  Categoria 1 – Produtos ECONÔMICOS / Categoria 2 – Produtos TRADICIONAIS / Categoria 3 – Produtos com DIFERENCIAIS
8- Ter etiqueta com preço em TODOS os produtos
9- Ter etiquetado, no colchão, o preço dos tamanhos mais vendidos
10- Praticar um PREÇO JUSTO
11- Facilitar condições de pagamento
12- Passar o preço dos produtos só após elencar os diferenciais de cada colchão
13- Possibilitar a venda de colchão ou as bases, separadamente

PROCESSOS

14- Conhecer os produtos que você comercializa
15- Definir o público-alvo de seus produtos
16- Abordar cliente com um sorriso natural e espontâneo
17- Cumprimentar de “mão pegada”
18- Não utilizar “chicletes” enquanto atende o cliente
19- Usar crachá para identificação e uniforme
20- Jamais utilizar roupas com temas de futebol, religião ou política
21- Treinar muito e constantemente a equipe (diariamente ou semanalmente)
22- Estabelecer uma distância mínima e máxima do cliente, “guarda-chuva” imaginário
23- Ter uma postura adequada
24- Cumprimentar (em caso de casal) primeiro a pessoa do sexo oposto (vendedor homem cumprimenta antes a companheira, vendedora mulher cumprimenta primeiro o companheiro
25- Se for família, dar atenção ao (s) filho (s)
26- Ouvir o cliente para saber de suas necessidades
27- Ter informações técnicas sobre MEDIDAS dos colchões (comprimento/altura/largura)
28- Ter informações técnicas e com preços sobre m² dos TECIDOS dos principais produtos
29- Ter informações técnicas sobre tipos de MOLEJOS existentes (tipo bonnel, mola ensacada, superlastic, miracoil, verticoil)
30- Saber orientar qual o molejo adequado para cada biótipo de cliente/casal
31- Ter informações técnicas sobre CAMADAS DE CONFORTO de cada produto
32- Conhecer sobre o processo de fabricação e materiais utilizados (TDI, POLIOL)
33- Ter informações técnicas sobre DENSIDADE (o que é, e sua utilização)
34- Ter noções de “design”
35- Saber as cores que são tendência para combinar produtos e ambientes
36- Adequar o produto para o biótipo do cliente
37- Ter uma noção PROFUNDA sobre o PESO do cliente
38- Ter noção básica sobre coluna lombar, cervical, dores de coluna, dores da cabeça
39- Descobrir o nível de conforto que o cliente está procurando (MACIO, FIRME ou INTERMEDIÁRIO)
40- Sugerir produto que se ajuste e adapte ao cliente
41- Descobrir qual o produto que o cliente está utilizando
42- Verificar se o cliente sabe que colchão tem PRAZO de VALIDADE
43- Descobrir quanto tempo (anos) faz que o cliente está utilizando o seu colchão atual
44- Verificar se o cliente está apresentando algum tipo de dor (câimbras, ¨formigamentos¨, dores de cabeça, dores na coluna, dores nas pernas ou nas costas
45- Mostrar a importância do colchão na vida do cliente,
46- Afirmar que o colchão é um dos produtos mais IMPORTANTES da casa por se utilizar todos os dias
47-Mostrar o benefício de ter um colchão adequado ao peso de quem vai utilizar o produto
48- JAMAIS FALTAR COM A VERDADE (é preferível “perder” a venda, mas manter-se coerente para não perder o cliente)
49- JAMAIS CORROMPER-SE
50- Diferenciar DURABILIDADE e GARANTIA do produto comercializado

Leia as outras 50 dicas acessando aqui a versão online do Anuário de Colchões Brasil 2020.

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