IMG-LOGO

20% das vendas da Via Varejo já são feitas pelo WhatsApp

Por Natalia Concentino - 29 de Abril 2020
baianinho_com_celular.jpg
20% das vendas da Via Varejo já são feitas pelo WhatsApp

Durante uma transmissão feita pela corretora XP Investimentos, na segunda-feira (27), Roberto Fulcherberger, diretor executivo da Via Varejo, afirmou que o WhatsApp já responde por 20% das vendas da companhia. O programa Me Chama no Zap foi criado para que os vendedores continuem trabalhando e ganhando suas comissões durante o isolamento social e fechamento de lojas durante a pandemia.

O sistema também está servindo como estratégia para impulsionar as vendas online, além dos canais de e-commerce. A varejista acredita que ter o auxílio de um vendedor para realizar as compras nas lojas virtuais é capaz de atrair um público que ainda não estava acostumado com esse tipo de consumo.

De acordo com as informações de Fulcherberger, quando as atividades do sistema foram iniciadas, a Via Varejo contava com mil funcionários atendendo na plataforma e agora já são cerca de 7.500 vendedores realizando as ofertas pelo WhatsApp. "A gente olhou para o que consumidor estava disposto a consumir e disparou [oferta] para eles. Foi uma oferta já por CPF", disse o executivo.

O diretor-executivo ainda afirmou que as vendas nas lojas das Casas Bahia e Pontofrio que reabriram depois do afrouxamento da quarentena por parte de algumas prefeituras é o mesmo do período pré-pandemia. E a previsão é de que 220 lojas físicas estejam em funcionamento até a metade da semana que vem.

A expectativa é de que a população retraia o consumo depois de passar a crise provocada pelo coronavírus, mas Fulcherberger garante que a Via Varejo já está se planejando para o pós-crise e pretende continuar com as vendas via WhatsApp, já que os vendedores estarão equipados com celulares dentro das lojas físicas, como a Móveis de Valor já mostrou em outra reportagem.

Para a Via Varejo, o fechamento de lojas no início da crise de coronavírus gerou queda imediata de 70% do faturamento, de acordo com o empresário. Ao longo das semanas, a perda foi recuperada e, hoje, o faturamento gira em torno de 70% a 80% de um dia normal pré-crise.

O executivo ainda contou que a dona das Casas Bahia e Pontofrio ganhou quase 10 pontos percentuais de participação no mercado na última semana. Mesmo assim, as ações da Via Varejo já caíram 32,2% neste ano.

 

Comentários