A crise da inadimplência impacta o setor moveleiro
Os dados mais recentes da CNDL e do SPC Brasil soam um alarme que não podemos ignorar: A proporção de famílias com contas a vencer subiu a 79,2% em setembro de 2025. O comprometimento da renda também permaneceu em patamar elevado: 18,8% dos consumidores tinham mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas em setembro.
Este cenário não é apenas uma estatística financeira; é um muro invisível que impede a compra de móveis, de eletrodomésticos, e de tudo o que nosso setor oferece."
O que esses milhões de brasileiros devem? Em média, cada consumidor negativado deve R$ 4.604,54. E o mais preocupante: a maior parte dessas dívidas – mais de 66% do total – está concentrada no setor de Bancos.
Isso revela que o brasileiro está tentando pagar o essencial, mas está sendo esmagado pelos juros e pelo crédito caro.
Onde está o ponto de maior risco para o setor moveleiro? Na faixa etária dos 30 aos 39 anos. Este é o grupo etário que está construindo a casa, montando o apartamento, comprando os primeiros móveis de qualidade. E eles são a maioria: metade dos brasileiros nessa idade está negativada…CONTINUE LENDO




Comentários