IMG-LOGO

ABIMAD traz novidades, mas tem menos movimento que o habitual

Por Marina - 07 de Fevereiro 2022
abimad.png

A ABIMAD’33 é uma das principais feiras de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina. Depois de dois anos sem acontecer por conta da pandemia, o evento retornou esse mês. Estiveram reunidos cerca de 120 expositores em uma área de 50 mil m², em São Paulo (SP).

Sem dúvida nenhuma o avanço da variante ômicron vem tirando o sossego dos brasileiros e impactou no número de visitantes da feira. Só de olhar pelos corredores da Abimad era perceptível a presença menor de lojistas, pelo menos comparado ao que todos estavam acostumados nas edições anteriores. Mesmo assim, a feira foi a oportunidade de as empresas apresentarem presencialmente seus lançamentos e fazer bons negócios com aqueles clientes que fizeram questão de marcar presença.

A designer Dirce Ayaco esteve presente na Abimad e teve essa mesma percepção. “Na verdade, nós não tínhamos muitas expectativas altas para esse retorno, então acho que tudo ficou mais ou menos dentro do esperado. O que deu para notar é que clientes de vários estados visitaram a feira e se mostraram muito alegres com essa ‘volta à vida normal’, assim como os expositores, que pareciam estar contentes com a possibilidade de mostrar de perto todos os detalhes de seus produtos”, comenta.

Leia: YES MÓVEL SHOW COM MAIS DE 120 EXPOSITORES COMEÇA AMANHÃ EM SP

Dirce disse que notou um avanço em relação ao design nessa edição de 2022, porém ainda dá para ver que o público continua mais conservador. “Muitos dos móveis eram inspirados no estilo escandinavo, que vem agradando os brasileiros. Dá para perceber que os frequentadores da Abimad e os consumidores finais da alta decoração ainda optam pelos traços mais tradicionais e prezam pelos clássicos, mas a feira também teve espaço para aqueles que buscam inovação no design e chegaram com propostas diferentes”, analisa.

A designer conta que ficou visível a tendência italiana de sofás com formas mais arredondadas e orgânicas presente nos lançamentos. “Esse estilo já é tendência na Europa há uns quatro anos e agora parece que conquistou os brasileiros, várias empresas de estofados seguiram esse estilo. O que também me chamou a atenção foram os móveis de madeira maciça, o uso da palhinha e a mistura entre madeira e metal”.

A matéria completa sobre o evento você confere na próxima edição da revista Móveis de Valor e do caderno MV Decor.

Comentários