Amazon já investiu R$ 55 bi no Brasil e o trata como prioridade
A Amazon anunciou que já investiu R$ 55 bilhões no Brasil. Os aportes foram distribuídos entre logística, infraestrutura, tecnologia, inovação e capacitação de pessoas ao longo da última década. Em 2024, foram aproximadamente R$ 14 bilhões aplicados. Os dados fazem parte da nova edição do relatório de impacto econômico da Amazon, serviços de varejo e da Amazon Web Services (AWS) no Brasil.
Presente no País há mais de 14 anos por meio da AWS, a empresa reforça que a tecnologia tem sido a base de sua atuação local. “As empresas entenderam que o mercado só muda por meio da inovação”, afirma Cleber Morais, diretor-geral de Amazon Web Services (AWS) no Brasil. “Temos ajudado na transformação de grandes corporações e apoiado projetos essenciais, como o Pix, desenvolvido com o Banco Central. Ter a AWS como suporte de segurança faz diferença na vida das pessoas.”
Digitalização e expansão
A chegada da loja da Amazon ao Brasil em 2019 também marcou uma virada significativa no comércio eletrônico nacional. Naquele ano, apenas 4% do varejo era digital. Hoje, esse número varia entre 15% e 20%, destaca a empresa. “A penetração do e-commerce praticamente triplicou. O consumidor brasileiro adotou esse canal em diversas categorias, e a Amazon tem trabalhado para superar suas expectativas em todas elas”, afirma Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon.com.br.
Sztrajtman, que está há seis meses à frente das operações do Brasil, fez um balanço da consolidação de pontos importantes. “Primeiro, o orgulho de trabalhar em uma operação com uma visão clara de investir no Brasil a longo prazo. Tivemos uma expansão muito rápida em infraestrutura, tecnologia e equipe e para acompanhar tudo que o consumidor espera na parte de Inteligência Artificial”, diz
Além disso, ela conta que esse período também foi fundamental para se aproximar dos mais de 100 mil vendedores parceiros que operam no marketplace da Amazon e são responsáveis por manter o portfólio de cerca de 150 milhões de produtos disponíveis no País. A executiva observa ainda que o comportamento do consumidor brasileiro tem influenciado diretamente os rumos da operação local. “O consumidor quer produtos mais tecnológicos que atendam mais seu dia a dia, e vejo isso influenciando os investimentos daqui para frente”, avalia.
Investimentos bilionários
O Brasil tem se consolidado como um dos mercados mais promissores para a expansão da Amazon, motivado por um traço marcante do comportamento do consumidor local. “O brasileiro tem essa vontade de conhecer, de experimentar o novo. Investimos aqui, por esse potencial de trazer pessoas novas para os nossos serviços”, pontua Juliana.
A executiva explica que, com uma população de mais de 200 milhões de pessoas, o País representa uma oportunidade única de atrair novos usuários para os diversos serviços da companhia, que vão muito além do varejo. A atuação da Amazon abrange áreas como entretenimento, tecnologia, logística e dispositivos inteligentes, como Alexa e Kindle. Esse potencial de engajamento tem sido um dos principais motores para os investimentos contínuos da empresa no Brasil.
Tecnologia, inovação e regionalização
Segundo os executivos, a Amazon está presente em todos os municípios brasileiros, com mais de 100 mil produtos disponíveis para entrega. O objetivo, segundo Juliana, é continuar ampliando a velocidade das entregas e a capilaridade da operação. “O consumidor brasileiro é exigente, e ainda bem que é assim. Isso nos impulsiona a investir cada vez mais.”
Outro diferencial da operação no Brasil é o foco na regionalização dos serviços, com atenção a conteúdos locais e apoio a microempreendedores. “O Brasil é o único país onde oferecemos o parcelamento do plano anual do Prime. Isso mostra nosso esforço em adaptar a operação às necessidades do público local”, comenta Louise Faleiros, diretora de Prime Video no Brasil. Ela também destaca os investimentos em conteúdos esportivos e produções originais como formas de conexão com as novas gerações.
A aposta na Inteligência Artificial (IA) é outro pilar estratégico da companhia. “Estamos vivendo um verdadeiro tsunami tecnológico. Esse ano, anunciamos globalmente que nós investiremos 100 bilhões de dólares do advento de Inteligência Artificial”, diz Cleber Morais.
Juliana lembra que a IA está no DNA da Amazon. “Há mais de 25 anos usamos IA para desenvolver nossos produtos. Hoje, 75% das entregas utilizam essa tecnologia, que também é fundamental para a segurança da plataforma.”
Foco no empreendedorismo e no consumidor
A Amazon também reforçou o compromisso com os vendedores parceiros, que somam cerca de 100 mil no Brasil. Desde 2011, a Amazon expandiu significativamente sua estrutura física e digital no Brasil.
Nos últimos 18 meses, 140 novos polos operados com tecnologia Amazon foram abertos, totalizando 200 polos logísticos estrategicamente distribuídos em todas as regiões do Brasil, além do processo de expansão da operação do programa FBA – Logística da Amazon, que alcançará todos seus Centros de Distribuição. Essa infraestrutura viabiliza entregas cada vez mais rápidas e seguras, e uma experiência de compra mais conveniente em 100% dos municípios, entregando mais de 150 milhões de produtos, distribuídos em 50 categorias no varejo e no serviço de marketplace. “Queremos fazer a diferença na vida desses vendedores e, com isso, na vida dos consumidores”, afirma Juliana.
O crescimento dos programas Prime e a adesão dos brasileiros aos benefícios oferecidos surpreenderam a companhia, consolidando o País como uma das operações mais promissoras do mundo. “O Brasil é prioritário dentro da Amazon global”, conclui Juliana.
Fonte: consumidormoderno.com.br




Comentários