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Ciência, tecnologia e inovação pautam Congresso Moveleiro

Iniciou na terça-feira (03) a décima edição do Congresso Nacional Moveleiro, realizado pela Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná - no Expoara - Centro de Eventos, em Arapongas (PR). Empresários, lojistas, representantes comerciais e profissionais de design participam até esta quinta-feira (05) de palestras e debates sobre o tema geral “Na era da transformação digital: os modelos de negócios e a inovação pelo significado da indústria moveleira”.

Irineu Munhoz, vice-presidente da Fiep, ressaltou que o setor moveleiro é estratégico para o Paraná, gerando 34 mil empregos diretos, o que representa 5,6% do número de postos de trabalho na indústria de transformação no Estado. “Em Arapongas, o município que mais gera postos de trabalho no setor, a indústria moveleira possui uma representatividade de 32% em relação a todos os outros setores industriais do município. Muitas empresas têm se capacitado para exportar mais e temos certeza que fecharemos este ano com crescimento em relação ao ano anterior, tendo em vista a competência que vem sendo desenvolvida pelas indústrias nas relações comerciais e na produção de produtos mais adequados aos mercados”, afirmou.

A diretora executiva da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – Cândida Cervieri, destacou a importância da realização do Congresso Moveleiro aliado à exposição de produtos da indústria do setor e às rodadas de negócios nacionais e internacionais. “Não há evento no país que reúne todas estas pré-condições, unindo capacidade reflexiva gerada pelo Congresso com a realização de negócios para mercados interno e externos em um dos maiores polos nacionais do setor moveleiro”, salientou.

Hoje, 96% das indústrias do setor no Estado são formadas por micro e pequenas empresas de acordo com a Fiep. Rubens Negrão, consultor do Sebrae/PR e responsável pela organização das rodadas de negócios com o mercado nacional, lembrou a importância do incentivo à participação das pequenas empresas no evento para a geração de oportunidades de novos negócios. “Estamos trazendo para as rodadas compradores das regiões Sul e Sudeste, com direcionamento para empresas que possuem plataformas digitais de E-commerce, incentivando a abertura de novos mercados para as empresas do polo”, destacou.

Carlos Walter, vice-presidente e presidente eleito da Fiep, ressaltou a importância de ter o Congresso Nacional Moveleiro sendo realizado em Arapongas: “Estamos no principal polo moveleiro do país e no melhor centro de eventos do Paraná. O nosso objetivo é fomentar negócios, o que se concretiza quando falamos da somatória entre conhecimentos gerados, rodadas de negócios com mercado comprador nacional e internacional e feira setorial que aproxima as indústrias da cadeia varejista”, disse.

 

Agendas

Somente para a participação nas palestras do Congresso Nacional Moveleiro, estão inscritos até agora 1365 pessoas.

Na manhã de terça-feira a palestra de abertura foi com o empresário e apresentador de TV, Carlos Massa Ratinho, que contou sua história de empreendedorismo. Segundo ele, a receita para o sucesso é fazer o que se gosta, sair do lugar comum, chamar a atenção das pessoas para o seu produto e criar maneiras de se conectar com a moda e com o que as pessoas querem comprar. “O brasileiro sempre está inventando algo novo para sobreviver. Acreditar no seu produto é o primeiro passo e acompanhar a velocidade de transformação do mercado é decisivo”, ensinou.

A programação desta quarta-feira (04) inicia às 9 horas com o publicitário Rony Delgado abordando o tema ‘Transformação digital e as estratégias comerciais para o varejo moveleiro’.

Na quinta-feira (05), às 9 horas, o tema será ‘A inteligência industrial e a digitalização no mercado moveleiro’, com o consultor Murilo de Oliveira. Às 10h15 inicia o Momento Sebrae com a designer Adriana Kalinoski abordando ‘Transformação digital nas pequenas indústrias como um novo contexto de mercado’, e com o especialista em gestão de marketing e empreendedorismo, Jorge Biff Netto, falando sobre ‘Como a transformação digital pode influenciar a criação de uma marca’.

Às 16h30, encerrando a 10ª edição do Congresso, o jornalista, especializado em Ciências Políticas, Willian Waack, aborda ‘A competitividade pela inovação dos significados: nossos desafios para os próximos 20 anos’, com o apoio do Ciclo de Palestras.

 

 

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