IMG-LOGO

Como o Magazine Luiza se mantém eficiente por tanto tempo?

Por Natalia Concentino - 22 de Outubro 2019
CD-MAGALU-CAPA.jpg
Como o Magazine Luiza se mantém eficiente por tanto tempo?

Que o Magazine Luiza é uma rede varejista de grande sucesso, todos já sabem. Mas como manter esse “reinado” ao longo dos anos? A estratégia digital do Magalu vem fazendo sucesso e até servindo de inspiração para outras redes. Como já tratamos em outras reportagens, a empresa fez investimentos em sua equipe ao longo de 2018 para colher resultados em 2019. Mais plataformas foram lançadas, como o Parceiro Magalu – ambiente digital em que comerciantes de diversos segmentos podem vender produtos no marketplace do Magazine Luiza – e a expansão do seu e-commerce.

Como não é só do digital que vive uma empresa, Luiza Helena Trajano andou por várias regiões do País inaugurando lojas. Hoje, o Magalu desbravou o Norte e Nordeste, a fim de conquistar novos públicos, ampliar a capilaridade e, obviamente, aumentar os rendimentos. Somente em setembro deste ano, 19 das 50 lojas programadas para o Pará já foram inauguradas. Além disso, o número de pontos físicos da varejista em território nacional alcançou a marca dos mil com a inauguração da loja de Franco da Rocha, em São Paulo, no mês de agosto. Apesar de gigantes como a Via Varejo seguirem pelo mesmo caminho, o Magazine Luiza tem a vantagem de ter largado na frente e já estar com essas novas lojas funcionando antes do final deste ano.

Todas essas ações mantiveram o status de liderança da família Trajano. Isso se comprova por meio dos números do último balanço divulgado pela empresa, o do segundo trimestre. O crescimento de 6% acima do esperado pela Bloomberg é resultado do aumento nas vendas. No meio digital, o e-commerce apresentou saldo positivo nas vendas comparado ao semestre anterior, fechando em 56%. Os números de vendas líquidas também não decepcionaram. Os R$ 4,5 bilhões (15% na comparação com o período anterior) trouxe ainda mais alegria aos acionistas da “Amazon Brasileira” – embora Frederico Trajano deteste a comparação com a gigante americana.

Mesmo com resultados positivos, a equipe de Luiza Trajano não para. Aliás, esse é um fator muito importante para quem quer se manter no topo: estar em constante movimento. Cada vez mais ações são anunciadas pela companhia, como é o caso da busca por parceria com startups. Recentemente, foi feito o anúncio de que em novembro o Magazine Luiza selecionará startups com soluções digitais que possam ajudar a melhorar a experiência do cliente, tanto no comércio eletrônico quanto nas lojas físicas.

Esse anúncio vem em um momento em que as suas concorrentes estão ampliando investimentos em tecnologia para superar desafios logísticos e expandir as operações. Afinal, Amazon e Mercado Livre a cada dia se mostram mais eficientes e acirram a disputa no varejo brasileiro.

De acordo com o que Juliana Silva, executiva do Magalu, declarou a Reuters, 20 startups serão pré-selecionadas para apresentarem seus serviços no dia 06 de novembro, sendo que pelo menos cinco devem ser escolhidas para contratação. Juliana prossegue, “não há restrições… Queremos engajar startups de todos os lugares e tamanhos a participar e apresentar soluções inovadoras que possam fortalecer nosso negócio”.

Leia a matéria na íntegra acessando aqui a versão digital da revista Móveis de Valor.

Comentários