IMG-LOGO

Como se reinventar em períodos de crise?

crise.png
Imagem: Freepik

O ano de 2023 começou com grandes nomes do varejo brasileiro se envolvendo em escândalos fiscais, processos judiciais e até mesmo decretando falência. Além disso, em todos os eventos de móveis e decoração realizados neste primeiro semestre não foi difícil ver profissionais do setor reclamando de baixos volumes de vendas, clientes com pouco crédito bancário que não conseguem fechar compras, inflação alta afetando o preço das matérias-primas, entre vários outros aspectos que estão influenciando nos números que envolvem o mercado.

 

No entanto, o que pouco se fala é que não estamos diante de uma crise sistêmica no setor moveleiro. Trata-se, na verdade, de uma consequência do boom de vendas causado pela pandemia do Covid-19. Ou seja, o mercado teve um crescimento fora do normal durante e logo após a pandemia e, como resultado, agora está aos poucos retornando aos números de antes desse período pandêmico. Diante desse momento de reequilíbrio do mercado, muitos empresários do setor sentiram no bolso e temeram estar prestes a entrar em uma nova crise. Mas, antes de se desesperar, é preciso conhecer as oportunidades que esse novo momento do mercado traz para o setor moveleiro. 

 

“A conjuntura do setor está em um momento de pós pandemia, ou seja, foi um setor que paradoxalmente durante a pandemia cresceu. Naquele período, as pessoas investiram muito forte em melhorias no lugar que moravam, deram mais importância aos seus lares, realizaram reformas, compraram novas casas e isso ajudou no crescimento de uma forma bruta”, explica Fernando Moulin, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente…CONTINUE LENDO

Comentários