IMG-LOGO

Confira prazos da certificação

Por Daniela Maccio - 29 de Novembro 2016
Certificacao_de_colchoes_de_mola.jpg

Quase um ano depois de concluído o processo de certificação dos colchões de espuma de poliuretano, em fevereiro de 2016, o Instituto Nacional de Metrologia - Inmetro publicou a portaria nº 52, que estabeleceu o Regulamento Técnico da Qualidade para Colchões de Molas, que entra em vigor definitivamente em fevereiro de 2019. Porém, é importante que se diga que nada impede que empresas obtenham antes e coloquem no mercado colchões de molas com a certificação do Inmetro. E isso já começou a ocorrer.

 

Como exemplo, está a Americanflex, de São José do Rio Preto (SP), que saiu na frente e já conquistou o selo. “A certificação é mais uma garantia de que os colchões Americanflex são fabricados dentro de rigorosos padrões de qualidade, tecnologia, segurança e credibilidade”, afirma Johnny Jardini, fundador do grupo. Além da análise do Inmetro, a fabricante conta com laboratório próprio, reforçando a importância da qualidade e transparência no mercado colchoeiro.

 

O documento publicado pelo Inmetro determina os requisitos obrigatórios de desempenho para a comercialização de colchões de molas no mercado nacional, com objetivo de preservar a saúde dos usuários, além de prover a harmonização das relações de consumo e a concorrência justa no setor colchoeiro. São também fixados prazos de adequação, da seguinte forma:

 

- A partir de 02/08/2017, os fabricantes e importadores somente poderão fabricar/importar produtos certificados e registrados no Inmetro;

 

- Até 02/02/2018, os fabricantes e importadores poderão escoar estoques antigos, produzidos antes do primeiro prazo, ainda sem certificação e registro;

 

- E a partir de 02/02/2019, o comércio somente poderá fornecer produtos certificados e registrados no Inmetro.

Comentários