IMG-LOGO

Confira os resultados do prêmio Salão Satélite de design

Por Natalia Concentino - 10 de Junho 2022
03_Satellite_photoandrea-mariani.jpg
Foto: Andrea Mariani

O maior evento internacional do mundo do design, o Salão Satélite, foi realizado essa semana durante o Salão de Milão, na Itália. Com a missão de fortalecer os laços entre pesquisa, design e indústria, o prêmio é aberto a designers com menos de 35 anos e visa facilitar a relação entre empresas e jovens designers que se preparam para entrar no mercado de trabalho.

 

Esse ano, foram mais de 600 designers, de 48 países diferentes, inscritos na premiação. Só do Brasil cerca de 400 projetos foram inscritos. Dentre eles, três subiram no pódio do evento e outros dois receberam menção especial. 

 

Nesta edição, a posição de primeiro lugar ficou com a designer Lani Adeoye, da Nigéria, com o projeto RemX. Segundo ela, seu objetivo ao desenvolver a peça foi o de projetar um andador que promovesse um senso de dignidade, ajudando a capacitar os usuários. Dessa forma, elegância e dignidade se unem em um objeto útil para todos, tornando-se um exemplo válido de artesanato contemporâneo que consegue combinar processos locais com design global. Por fim, o RemX responde de forma incisiva e simples ao tema do Salão Satélite 2022: “Projetando para nossos eus futuros”.

 

RemX

 

Já o segundo lugar do pódio do Salão Satélite ficou com o Studio Gilles Werbrouck da Bélgica, com o projeto Lâmpadas, que consiste em uma série limitada de lâmpadas que fundem duas técnicas despejando gesso branco em VHS preto, além dos detalhes em fita de crochê. Este projeto aproveita a memória, unindo elementos lúdicos ao artesanato e o resultado é um objeto bonito, funcional e também sustentável em termos de matéria-prima e processo.

 

Projeto Lâmpadas

 

Por fim, o terceiro lugar ficou para a designer Djurdja Garčević, da Sérvia, com o projeto Meenghe. Esse trabalho foi desenvolvido a partir de um conceito que envolve a moldagem de pedaços de pneus em móveis e itens para casa, como lixeiras, vasos, banquetas, entre outros. O objetivo é evitar o uso de materiais virgens para fazer novos produtos e assim reduzir a quantidade de lixo. 

 

Projeto Meenghe

 

Além dos três premiados, o Salão Satélite também fez duas menções especiais, sendo uma delas ao designer Rasmus Palmgren, da Finlândia, com o projeto Cadeira Ease, o qual consegue equilibrar conforto e estética através de uma cadeira simples e bem desenhada, com o seu design apelativo e a finalidade funcional. E a outra ao Atelier Ferraro, da Alemanha, com o projeto +1,5 Celsius que consiste em uma cadeira que une flexibilidade e estética podendo ser transformada em móveis diferentes, reaproveitando aglomerados descartados. Esse foi considerado um projeto contemporâneo que responde às exigências de espaços mais reduzidos graças à sua flexibilidade. 

 

Cadeira Ease

 

 

 Projeto +1,5 Celsius 

 

Continue conferindo tudo o que está rolando no Salão de Milão através do nosso Portal de Comunicação e de nossas redes sociais

Comentários