IMG-LOGO

Prêmio Salão Design apresenta os jurados da 27ª edição

Revisado Natalia Concentino - 18 de Fevereiro 2026
25552-premio_salao_design-770x529.png

Participar de concurso é uma oportunidade para aprender, evoluir e exercitar o próprio talento. Quando o júri é formado por especialistas renomados, tanto o processo de avaliação quanto o resultado final têm ainda mais credibilidade. Seguindo essa premissa, o Prêmio Salão Design apresenta os 10 jurados que terão a missão de analisar os projetos inscritos na 27ª edição da principal premiação latino-americana de design moveleiro – realizada desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves. Profissionais e estudantes têm até o dia 27 de março para submeter suas ideias (inscrições e regulamento no site salaodesign.com.br).

 

JURADOS DA PRIMEIRA ETAPA

 

A primeira etapa avaliativa do Prêmio Salão Design ocorrerá de modo remoto. Cinco jurados analisarão os critérios indicados no regulamento para escolher os projetos aptos à segunda fase, sendo que os aprovados são considerados finalistas.

 

Bruna Galliano (São Paulo, Brasil)

 

Designer, atua como diretora criativa, pesquisadora de tendências e cores e palestrante, sendo conhecida por projetos que materializam o espírito do tempo. Construiu uma voz e uma forma de trabalhar marcadas pelo cuidado, pelo detalhe e por um forte senso de narrativa, com olhar cinematográfico. Já atuou com marcas como Suvinil, Westwing, Rimowa, Portobello, Artex, Samsung, Tok&Stok, entre outras.

 

Christian Ullmann (Argentina)

 

Designer exploratório, trabalha com design estratégico e design para inovação social para ecossistemas de economia circular. Trabalha como coordenador de projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e na América Latina – sendo premiado internacionalmente.

 

Débora Mateus (Paraná, Brasil)

 

Jornalista formada, com mestrado em Comunicação pela Sorbonne (França) e MBA em Marketing e Mídias Sociais pela FGV. Atua há mais de 25 anos em comunicação, com especialização na construção de narrativas que articulam arquitetura, design, cultura e comportamento. Sob sua liderança editorial na revista Habitat, conduziu o turnaround que projetou a publicação para a cena nacional e internacional. Realiza curadoria, reflexão crítica e articulação editorial de feiras e circuitos internacionais como Semana de Design de Milão, SP–Arte e Bienal de Veneza.

 

Gustavo Bertolini (Rio Grande do Sul, Brasil)

 

Arquiteto e designer de produto com atuação consolidada no design aplicado à indústria moveleira. Conquistou Master em Design pela Domus Academy, em Milão, experiência que consolidou uma abordagem autoral aliada à viabilidade industrial. Complementou sua formação com MBAs em gestão, estratégia e cultura empresarial. Com passagens por várias empresas desenvolveu produtos e sistemas reconhecidos no Brasil e no exterior, conciliando inovação, técnica e identidade de produto. Atualmente, atua como diretor de arte e curador da Evviva, marca do Grupo Bertolini. Já recebeu prêmios e participou como jurado de concursos nacionais e internacionais.

 

João Gabriel (Bahia, Brasil)

 

Arquiteto e urbanista, designer, educador, comunicador e colunista. Atua do interior da Bahia para o Brasil e o mundo, com uma arquitetura marcada pela brasilidade contemporânea. Integrante do elenco da CasaCor Bahia 2024 e 2025, é Forbes Under 30 e foi citado pela Casa Vogue entre os 50 arquitetos mais influentes do país. À frente do JG+ Arquitetos, soma mais de 130 projetos no Brasil e no exterior, unindo técnica, arte e bagagem cultural. Ingressou no design de mobiliário em 2024 e já conta com quatro peças assinadas, com reconhecimento no mercado nacional e menções em veículos especializados.

 

JURADOS DA SEGUNDA ETAPA

 

Os projetos aprovados pelo júri da primeira etapa são considerados finalistas e passam para a segunda fase. Essa avaliação ocorrerá presencialmente em Bento Gonçalves (RS), com o olhar apurado de outros cinco especialistas. A mostra de finalistas e premiados ocorrerá durante a feira Movelsul Brasil - de 17 a 20 de agosto, em Bento.

 

Clarissa Schneider (São Paulo, Brasil)

 

Trabalha no campo das ideias e da comunicação estratégica na arquitetura e no design, apoiando profissionais, empresas e negócios. Busca um caminho consistente, novo, fresco e inovador. Diretora de redação da Casa Vogue por 14 anos e posteriormente fundadora e diretora da revista Bamboo por sete anos, dedica-se à criação, realização e promoção de eventos, desenvolvimento de projetos de arquitetura e design na função de curadora, diretora criativa e consultora de tendências.

 

Isabel Restrepo (Colômbia)

 

Engenheira de design de produto, soma mais de 20 anos de experiência em design de móveis, design de interiores, pesquisa e especificação. Consolidou-se como palestrante em conferências, universidades e empresas do setor, compartilhando seu conhecimento e visão sobre o design, tendências e mobiliário. Trabalhou com marcas renomadas de painéis da Colômbia por 10 anos, foi sócia do escritório de design de interiores Espacio & Materia e, desde 2020, atua no departamento de Design e Marketing da Interprint do Brasil, empresa líder mundial em impressão decorativa de superfícies, representando a marca na Colômbia.

 

Rodrigo Ohtake (São Paulo, Brasil)

 

Arquiteto e urbanista com um período de estudos no Politécnico de Milão, colaborou com os arquitetos Mario Biselli, Alvaro Puntoni e o designer francês Patrick Jouin, além trabalhar com seu pai, Ruy Ohtake, de 2008 a 2017. Em 2005 passa a desenhar seus próprios projetos e, em 2011, inaugura o escritório Rodrigo Ohtake Arquitetura e Design. Além dos trabalhos nos escritórios, participou como assistente de curadoria de André Corrêa do Lago no Pavilhão Brasileiro na 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza de 2014. Desde seus primeiros projetos, cria móveis para compor sua arquitetura. Em 2015, passou a produzir peças de mobiliário independentes, área que tem se dedicado cada vez mais. Em 2022 funda o escritório OHTAKE, fruto da fusão entre Ruy Ohtake arquitetura e urbanismo e Rodrigo Ohtake arquitetura e design.

 

Winnie Bastian (São Paulo, Brasil)

 

Jornalista e crítica de design com mais de duas décadas de experiência, é formada em arquitetura, mas se consolidou no jornalismo de design com foco na análise e na documentação da produção contemporânea. Atuou como chefe de redação da revista Arc Design por sete anos, editora da revista L+D por três anos e editora de design da revista Casa Vogue por sete anos. Atualmente comanda o Design do Bom – plataforma que aborda design original e inovador de maneira informativa e inspiradora. Também realiza consultorias, palestras e projetos de curadoria, como a exposição “Do Objeto à Cidade: Design em Tudo”, a convite da DW! Semana de Design de São Paulo.

 

Zanini de Zanine (Minas Gerais, Brasil)

 

Designer que traz um universo multidisciplinar e flutua em diferentes escalas de projetos. Suas abordagens em design e nas artes plásticas contemplam pesquisas diretas pela cultura, matérias-primas, processos artesanais e industriais brasileiros. Atuando no Brasil e no exterior, Zanini colabora com grandes marcas italianas como Cappellini, Slamp e Tacchini, entre outras. Integrou a lista dos 100 principais profissionais do mundo do Design da revista inglesa Wallpaper-UK, além de premiações como designer do ano das américas pela Maison&Objet (França); New Generation Awards, do Philadelphia Museum of Art e Good Design Award (EUA); If Design Award (Alemanha); Prêmio Museu da Casa Brasileira, entre outros reconhecimentos da área.

 

leia: Prêmio Salão Design 27ª edição amplia categorias e prêmios

 

NOVIDADES NA EDIÇÃO

 

Neste ano as categorias do Prêmio Salão Design estão embasadas em oito tipologias de produtos: Sentar (cadeiras, bancos, banquetas); Aconchegar (cama, sofá, poltrona, pufe); Socializar (mesa de jantar, aparador, balcão); Trabalhar (mesa de trabalho, cadeira de escritório, estante); Industrializar (mobiliário planejado ou seriado que utilize em sua estrutura painéis de madeira reconstituída (MDP ou MDF) com revestimento melamínico de baixa pressão); Reutilizar (mobiliário que utilize materiais com algum tipo de responsabilidade sustentável); Reconhecer (móvel que utilize materiais com responsabilidade reconhecidamente social, cultural ou étnica); Complementar (biombo, rack, mesa de cabeceira, mancebo, recamier).

 

Os prêmios especiais também são atrativos para os concorrentes, como o Prêmio Voto Popular, que conta com participação do público, o Prêmio Professor Orientador e o Prêmio Madeiras Alternativas (parceria com o Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, inclui viagem a uma área de manejo sustentável e à sede do LPF, em Brasília). Entre as novidades desta edição estão: Prêmio Família de Produtos (inscritos com pelo menos dois itens da mesma linha); Prêmio Manufatura Artesanal (projetos que utilizem técnicas, obtenção de materiais ou sistemas produtivos que combinem trabalho manual, trabalho artesanal e industrialização); Estudante Destaque; Prêmio Profissional Revelação e Prêmio Design RS (esse concederá uma vaga na Missão Milão 2027, realizada pelo Sebrae RS).

 

 

Comentários