Veja galeria de fotos acima

Congresso Moveleiro tem debate sobre sustentabilidade

Durante o primeiro dia do Congresso Nacional Moveleiro temas como móveis, moda e sustentabilidade também foram debatidos por especialistas. O designer Walter Rodrigues foi o responsável por abordar esses assuntos na terça-feira (03) em uma das palestras do Painel Abimóvel no Congresso, que está acontecendo junto com a MostraMóveis no Expoara, em Arapongas (PR).

Repesar processos de fabricação do móvel e em como inserir questões ligadas a sustentabilidade é o desafio atual para as empresas moveleiras. Além disso, criar produtos divertidos e lúdicos é o caminho apontado pelo designer, que atualmente é coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais, consultor do Instituto By Brasil, e curador do Projeto Focus Design Vision da Focus Têxtil.

Com a temática sobre ‘Móveis e Moda: conectando materiais, design e estilo ao mobiliário’ Rodrigues mostrou processos construtivos em madeira, cores, texturas, aplicações, entre outros vários contextos que pautam o design imerso em um processo interativo. “É preciso repensar o uso e o princípio de tudo. A sustentabilidade deve estar presente o tempo todo. O reaproveitamento e a instituição de um ambiente para criar o novo devem existir sempre”, destacou.

Rodrigues salientou que ser economicamente viável é a expressão chave. “Quem vai comprar quer algo diferente, quer investir pouco dinheiro em algo inovador, interessante, divertido. Temos que criar produtos que as pessoas se animem em comprar. O caminho é tornar o móvel lúdico, repensando a forma de comunicar. Os produtos precisam ser ‘instangramáveis’”, afirmou.

 

Sustentabilidade

Paula Leal, coordenadora de projetos da Abimóvel, e Fernando Vidal, com formação em artes liberais mostraram, também durante o Painel Abimóvel, a plataforma criada pelo Programa SIMB – Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário, desenvolvido em parceria pela Abimóvel e Apex-Brasil para as empresas exportadoras participantes do Projeto Brazilian Furniture.

A plataforma envolve diagnóstico da maturidade sustentável das empresas moveleiras com base em indicadores, criação de programa de capacitação focado em mostrar como a sustentabilidade é o caminho para novos negócios, realização de workshops teóricos e práticos visando a implantação da sustentabilidade nos processos e preparação de manuais com requisitos de sustentabilidade para exportação de acordo com a exigência de normas, certificações e outros diferenciais competitivos de cada país. O objetivo é criar bases para tornar a indústria brasileira de móveis referência mundial em sustentabilidade.

O Congresso Nacional Moveleiro acontece em paralelo à MostraMóveis e se encerra na próxima quinta-feira (05), em Arapongas.

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato