Dario-Savarese---Consul-da-Italia-.jpg

Consulado da Itália em Belo Horizonte lança projeto Idee di Design

O Consulado da Itália em Belo Horizonte vem reforçando nos últimos anos uma série de ações na promoção da cultura italiana em Minas Gerais por meio de diversas iniciativas, aproximando assim italianos e brasileiros. Entre as últimas ações realizadas na área da cultura, o Consulado destaca a promoção da exposição “4 As do Made in Italy”, na Casa Fiat de Cultura, integrando a programação do projeto Janelas CASACOR Minas.

Dando continuidade a estas ações, surge então o projeto Idee di Design. A proposta consiste em apresentar, por meio de uma série de vídeos temáticos, como o design italiano influenciou e ainda continua exercendo forte influência em todo o mundo, inclusive no Brasil. Minas Gerais inclusive possui uma grande comunidade de ítalos-descendentes, sendo um dos estados brasileiros mais ligados à Itália. E essa influência trouxe impacto em diversos setores, incluindo a arquitetura, a indústria e o mercado criativo.

Durante a websérie, o público poderá acompanhar as curiosidades e as histórias por trás de projetos ou produtos que serão contadas e/ou analisadas por arquitetos, designers, pesquisadores e profissionais criativos convidados. Todos os vídeos estão sendo gravados em português, mas também contarão com legendas em italiano.

“O design italiano, assim como a língua, a arte, a cultura, a culinária, o cinema e a música é um dos aspectos que tornam a Itália única e apreciada em todo o mundo, juntamente com seus produtos e estilo de vida. E o Brasil, em particular Minas Gerais, tem muita sinergia com a nossa cultura e com a nossa forma de expressar a criatividade”, destaca Dario Savarese, Cônsul da Itália em Belo Horizonte.

Serão ao todo 8 vídeos, cada um seguindo uma temática, envolvendo a participação de diferentes convidados. Eles serão lançados mensalmente e ficarão disponíveis no canal de Youtube do Consulado da Itália em Belo Horizonte (https://www.youtube.com/channel/UCwihqfdKY3MM0xvD_ovnaGg) e também no IGTV do perfil da CASACOR Minas, no Instagram.

LEIA: MÓVEIS DE VALOR REPERCUTE NA ALDEIA KAUPÜNA, NO ALTO XINGU

Maio

- “Excelência em Iluminação”, com Dario Savarese, Pedro Lázaro e Nathália Vasconcelos

 

A Itália é referência de excelência na indústria da iluminação. Marcas reconhecidas mundialmente como Foscarini, Flos, Artemide, entre outras, comprovam que design e funcionalidade foram fundamentais para tornar estes produtos objetos de desejo, além de influenciar a produção de vários países. Neste trabalho, os convidados apresentam algumas luminárias icônicas que se destacaram, contribuindo para provocar uma revolução no setor.

 

- “Memphis”, com o trio de designers do Cultivado em Casa

 

Algumas características marcantes do estilo Memphis, especialmente quando falamos em decoração, são objetos multicoloridos e irreverentes, que ultrapassam as formas convencionais de design. A arquitetura mineira durante os anos 80 e 90 sofreu grande inflûencia deste movimento, construindo uma linguagem nova em sintonia com um espirito pós-moderno, incorporando e redesenhando uma arquitetura inspirada na memória de nossa arquitetura colonial. O estilo volta a ser uma tendência após 30 anos, impactando na decoração, no design e também na moda.


Junho

 

- Café, da Moka (1933) ao Espresso (1984), com Henrique Gualtieri

 

Apesar da chegada tardia à Europa, a relação dos italianos com o café foi responsável por democratizar a bebida. O hábito de tomar café era associado aos encontros sociais e encontrou em Veneza muitos adeptos. Mas foi depois que o Papa Clemente VIII experimentou uma xícara, que a bebida se popularizou no país. E os italianos foram os responsáveis por aperfeiçoar o processo de preparo da bebida, desenvolvendo métodos e utensílios que ainda hoje são utilizados em todo o mundo como a cafeteira moka (também conhecida como cafeteira italiana) e até mesmo no processo de extração a pressão, que é chamado de espresso em todo o mundo.

 

Julho

 

- A Arte dos Muranos, com Adriano Seguso e Carol Gay

 

O vídeo irá retratar uma visita ao ateliê criado pelo artesão Mario Seguso, nascido em Murano (Veneza-Itália), em 1929. Descendente de uma das mais antigas e famosas famílias ligadas à produção do vidro e cristais, em Murano, desde antes do ano de 1300. Em 1954 se transfere para a cidade de São Paulo. Em 1965, ele funda a Cristaleria Artística Ca d’Oro, em Poços de Caldas- MG, para a qual desenha a maior parte das peças produzidas seguindo um estilo sóbrio e moderno. Enquanto isso, a designer Carol Gay irá falar sobre a sua formação na Itália e como essa experiência influenciou na formação do seu olhar.

 

Agosto

 

- Autoprogettazioni (Do It Yourself/Faça você mesmo), com Stefano Carta, Lucas Durães e Fábrica Jangada

 

Neste pequeno documentário, o arquiteto Stefano Carta irá contar, a partir da trajetória de Enzo Mari, a história de como surgiu o movimento que hoje conhecemos como Do It Yourself (DIT). A ideia é estabelecer um paralelo com o momento atual, onde o movimento vem recebendo bastante adesão em função do confinamento causado pela pandemia. Entre as imagens que serão destacadas, está a filmagem dentro de uma oficina de CNC, produzindo um dos moveis de Enzo Mari, disponibilizados em seu livro.

 

Setembro

 

- Fiat 500

 

Neste capítulo, o público poderá acompanhar a história de um dos carros mais icônicos e desejados do mundo: o Fiat 500.  Além disso, mostrará como a abertura de uma fábrica italiana em Betim impactou a cultura e cenário econômico e social do estado. A ideia é traçar um retrato atual da cadeia produtiva de automóveis no estado, a partir das influências e direcionamentos italianos, destacando ainda o lançamento da versão elétrica do 500 e da criação da Fiat Toro, o primeiro carro da montadora desenhado fora da Itália.

 

Novembro

 

- Design Sobre a Mesa, com Isabela Vecci e Alva Design (Marcelo Play e Susana Bastos)

 

O design italiano faz parte das mesas em todo o mundo há séculos. A intenção deste material é mostrar como algumas marcas italianas como Alessi, Fornasetti, Bialetti e Seletti conseguiram revolucionar o mercado de utilitários a partir de muita inovação e investimento em design, ressignificando peças de uso comum, tornando-as objetos de desejo.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato