couro.jpeg

Couro do Brasil em eventos mundiais do setor moveleiro

O mês de maio foi intenso e de grande repercussão para o setor brasileiro de couros dentro da indústria moveleira mundial. Duas participações do país em eventos internacionais deste segmento chamaram a atenção da mídia, compradores e designers: o lançamento da Collezione Ginga Natuzzi Editions for DNP (coleção criada pelo projeto Design na Pele junto à italiana Natuzzi Editions) em Nova York, na feira ICFF, e a participação de quatro curtumes nacionais na feira alemã Interzum (para fornecimento de soluções para a indústria moveleira). Estas ações tiveram o apoio do Brazilian Leather, iniciativa para a promoção das exportações de couro realizada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Três curtumes brasileiros, a consagrada marca de móveis Natuzzi Editions e três designers do projeto Raiz trabalharam em parceria para criar a coleção inédita lançada em Nova York na feira ICFF – International Contemporary Furniture Fair, entre os dias 19 e 22 de maio, dedicada a arquitetos, lojistas e designers. As cocriações com o DNA do Brasil e o reconhecimento de uma consagrada empresa italiana foram celebradas por todos os públicos, como destaca Rafael Andrade, curador do projeto. “O design completamente fresh e a funcionalidade são alguns atributos desta coleção. Os prognósticos são excelentes, não só no mercado norte-americano, mas em todos os pontos de venda Natuzzi Editions”, destaca. As peças (sofá, poltronas e mesas) seguem agora para outras exposições no Brasil, na Europa e também nos Estados Unidos.

Na Alemanha, explica Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, um aumento da presença de compradores do Leste europeu e Ásia foi apontado pelos brasileiros, acompanhando a tendência de crescimento da feira. A Interzum – que reúne quase 2 mil fornecedores de produtos, serviços e soluções para a indústria moveleira – tem apresentado números muito positivos em suas mais recentes edições: de 2013 até 2019, houve crescimento de 28% em visitantes e 16% em expositores. O evento ocorre a cada dois anos (este ano foi entre os dias 21 e 24 de maio) e traz aos visitantes uma agenda de conhecimento e experiências além da mostra comercial; conteúdos como palestras e mostras deixaram clara neste ano a pauta da sustentabilidade cada vez mais presente na indústria.

Curtumes participantes da Collezione Ginga Natuzzi Editions for DNP:

Luiz Fuga
Gobba Leather
Indústria de Peles Minuano

Participaram da Interzum:

Fuga Couros
JBS Couros
Luiz Fuga
Indústria de Peles Minuano

Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato