Crise reduz 50% das vendas de móveis no Amapá
O Amapá possui 90% de floresta original, porém a madeira consumida no estado vem, principalmente, do interior do Pará (por ser mais barata). A madeira que chega é utilizada para a fabricação de móveis, portas e janelas.
Os donos de madeireiras e movelarias no Amapá reclamam de constante queda na venda de madeira e móveis em madeira. Muitos afirmam que as vendas reduziram em 50%, por ser pouco mais caro do que os móveis em MDF, por exemplo. O produto sofre uma defasagem no preço segundo Nicolau Junior, dono de uma madeireira no bairro Pedrinhas. A madeira aumentou de 10 a 15% em 11 anos e a procura por madeira, diminuiu ao redor de 80%, só entre janeiro e julho deste ano.
Mas, de acordo com José Luis, dono de uma movelaria no bairro Santa Inês, “a venda de produtos em madeira diminuiu, porém não foi devastador. O consumidor ainda vem comprar, embora o que mais vende no momento são portas e janelas”. Ainda segundo José Luis, no Amapá é muito difícil se encontrar madeiras de lei como a Macacaúba, por exemplo, e o que se consegue comprar quase sempre vem do Pará.




Comentários