IMG-LOGO

Dos móveis, Ikea quer entrar em negócios de casas e carros

ikea.jpg
A empresa constrói casas modulares apenas na Suécia

A empresa de origem sueca Ikea anunciou que está estudando a entrada em novas áreas de atuação além do setor de mobiliário e de decoração… a aposta agora pode ser em casas e no setor de automóveis.

 

Segundo reportagem do jornal espanhol ‘La Vanguardia’, o grupo apresentou na feira de design H22 City Expo, em Helsingborg, na Suécia, três propostas de “casas temporárias” consideradas sustentáveis, por serem feitas de madeira, e integradas na natureza. “A nossa ideia aqui seria ir um passo mais longe naquilo que seria uma casa de campo, levando-a a um nível superior”, explica Marcus Engman, o diretor criativo do grupo, citado pela publicação.

 

Apenas na Suécia, a empresa já constrói casas modulares, as BoKlok, e ainda complexos para idosos, uma iniciativa em conjunto com a empresa de construção Skanska e a fundação Silviahemmet, que é especializada em doenças cognitivas e dirigida pela rainha do país. No entanto, não pensam em expandir o projeto para outros países devido à regulação necessária para os projetos das casas temporárias em todo o mundo.

 

leia: Condomínio para idosos traz oportunidades para indústrias

 

Além das casas, o grupo Ikea está à procura de oportunidades também no setor de automóveis, mais especificamente nos carros de condução autônoma. “Um carro sem volante ou pedais acaba tendo mais espaço”, diz Caspersen, CEO do Space 10, a startup que reúne os projetos mais inovadores do grupo. “E quem compreende melhor os pequenos espaços do que o Ikea?”.

 

Por fim, há o setor de alimentação, que em termos de diversificação do negócio é o que já está mais avançado. Neste momento, o grupo já dirige a sexta maior cadeia de restaurantes do mundo e pretende fazer disso um negócio separado, fora das lojas, tendo em conta que um terço dos clientes só se deslocam às instalações da empresa para comer.

 

(Com informações Executive Digest, de Portugal)

 

Comentários