IMG-LOGO

Dow pede proteção antidumping que impacta indústria de colchões

Revisado Natalia Concentino - 10 de Janeiro 2024
registro-de-inspecao-de-produtos-quimicos-para-na-industria.jpg

Em 31 de julho de 2023, a Dow Brasil Sudeste Industrial Ltda., protocolou petição de início de investigação original de dumping nas exportações para o Brasil de poliol poliéster, originárias da China, e de dano à indústria doméstica decorrente de tal prática. (Veja íntegra da Circular neste link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/circular-n-1-de-4-de-janeiro-de-2024-535815135). 

 

Em 28 de novembro de 2023 os governos da China e dos EUA foram notificados, por meio de ofícios, de praticar dumping, já que na análise verificou-se a existência de indícios de prática de dumping nas exportações para o Brasil de poliol originário da China e dos EUA.

 

Entre os polióis estão os empregados na produção de poliuretanos flexíveis, aplicados em colchões, travesseiros, móveis de escritório e estofados para uso doméstico ou automotivo. 

 

Portanto, se o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, através da Secretaria de Comércio Exterior, atender a reclamação da Dow, a indústria de colchões será afetada pela possibilidade de ser adotada sobretaxa às importações de poliol, onerando os custos da produção de espumas.

 

leia: Prepare-se para ser mais eficiente com os consumidores do futuro

 

A posição da Abicol

 

A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL) comunica ao mercado e às partes interessadas que, em face de quaisquer medidas ou ações governamentais, regulatórias, técnicas e/ou comerciais, incluindo investigações de práticas de dumping, que possam impactar direta ou indiretamente o setor colchoeiro, especialmente a indústria nacional de colchões, a entidade assumirá uma posição ativa e engajada.

 

Reafirmamos nosso compromisso de atuar como parte interessada em todos os processos que afetem o setor. Nesse sentido, buscamos não apenas compreender as implicações de tais medidas, mas também garantir acesso aos dados e informações relevantes. Através deste engajamento, pretendemos assegurar que os interesses e a sustentabilidade da indústria nacional de colchões sejam adequadamente representados e defendidos.

 

Em resposta a tais eventos, a ABICOL convocará assembleias com seus membros para discutir e definir estratégias de defesa ou contestação, conforme apropriado.

 

A ABICOL reitera seu compromisso com a defesa dos interesses da indústria colchoeira nacional e com a promoção de um mercado justo e equilibrado.

Comentários