IMG-LOGO

Duratex lança plataforma de sustentabilidade

Por Edson Rodrigues - 28 de Novembro 2014
Sob o comando de Antonio Joaquim de Oliveira, a Duratex está lançando uma ambiciosa plataforma que reúne as principais ações envolvendo os funcionários, os acionistas, os fornecedores e a comunidade. Lá é possível encontrar até mesmo o quanto a divisão Deca está ganhando, e também deixando de gastar, com o aproveitamento de sobras do óxido de zinco, usado na produção de torneiras e outros metais sanitários.

Apenas com esse processo a economia foi de R$ 66 mil no ano passado. “Esse tipo de política ajuda a agregar valor à marca aos olhos do consumidor, pois indica que, mais que uma ação de marketing, a sustentabilidade faz parte da estratégia do negócio”, diz o consultor Marcus Nakagawa, presidente da iSetor Gestão Integrada. Tanto isso é verdade que parte da remuneração variável, por meio de bônus de desempenho para o presidente e os diretores da Duratex, está atrelada à performance socioambiental.

A plataforma de sustentabilidade da empresa começou a ser estruturada em 2012 e contou com a participação de consultores, acadêmicos e especialistas do setor, além de funcionários de todos os escalões da fabricante de metais e de painéis de madeira. Em julho deste ano ela foi divulgada. Um dos resultados dessa empreitada foi o levantamento de todos os possíveis riscos sociais, ambientais e econômicos capazes de colocar em xeque o futuro da empresa sexagenária, fundada em 1951. Daí nasceu uma matriz de risco, cujo monitoramento é feito diariamente por uma equipe composta por 46 funcionários, espalhados pelas 15 unidades da Duratex e da Deca, incluindo a área corporativa.

Com informações da IstoÉ Dinheiro

Comentários