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E-commerce impulsiona móveis artesanais e decoração em MG

Revisado Natalia Concentino - 25 de Março 2023

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A cada ano, a venda de produtos pela internet no Brasil tem se tornado uma ferramenta valiosa para potencializar diversos tipos de segmentos. Segundo dados do BigDataCorp, entre 2014 e 2019, o número de lojas online no país apresentou crescimento médio anual de 21,3% ao ano. Só em 2020, em razão da pandemia de Covid-19, houve um crescimento de 40% em relação ao ano anterior, enquanto que, apenas no 1º semestre de 2021, o crescimento foi de  22,1%.

 

Apesar de ter sido um momento bastante crítico para a saúde global, a pandemia propiciou o desenvolvimento de negócios e ampliou o acesso às plataformas de e-commerce, pois com o isolamento social e as medidas restritivas, a forma mais segura de se realizar compras eram os canais on-line.

 

Hoje, muitas destas empresas que cresceram neste ambiente, têm um desafio grande: manter seus resultados no pós-pandemia. Um dos cases de sucesso é o Empório Vó Olívia, um dos maiores e-commerces de artesanato mineiro do Brasil, que inovou ao disponibilizar para todo o Brasil, de uma forma simples e prática, produtos repletos de histórias, cultura e talento, impulsionando o ramo de móveis e de decoração. 

 

Há quase cinco anos no mercado, o Empório Vó Olívia vem apresentando resultados surpreendentes para o seu segmento. Em 2022, a empresa registrou crescimento de 50% em relação a 2021, consolidando-se como o principal canal de vendas para produtos que, até então, só estavam disponíveis ao consumidor durante viagens até as cidades históricas de Minas Gerais. 

 

O idealizador e diretor do Vó Olívia, o publicitário Cássio Fernandes, conta que o propósito do Empório Vó Olívia, quando foi criado, foi dar visibilidade à produção artesanal de Minas, valorizando a arte mineira por meio de produtos que ressaltam a linguagem, o comportamento e a visão de mundo de um povo que merece ser celebrado. Além, claro, de recriar ambientes acolhedores para que as pessoas pudessem voltar no tempo e reviver lembranças cheias de nostalgia.

 

“Para nós, o artesanato é uma forma de preservar a linguagem e a memória de um lugar, de um povo. O que é produzido em Minas Gerais, nosso estado, é algo muito valioso para o Brasil. Por isso, temos conosco mais de 150 artesãos parceiros, responsáveis por criar e produzir peças que eternizam a nossa cultura, mantendo vivos os nossos costumes, tradições e ambientes”, ressalta Cássio.

 

Desde o ano da sua fundação, em 2018, o Empório Vó Olívia sempre disponibilizou aos clientes de todo o Brasil um amplo mix de produtos formado por mais de quatro mil itens, bem como peças em cabaça, madeira de demolição, ferro, tecido, barro e pedra. Inclusive, na curadoria, estão presentes diversos modelos de móveis, construídos de forma artesanal, tendo como sua principal matéria prima a madeira maciça e a madeira de demolição.

 

O showroom, a sede administrativa e o centro de distribuição do Empório Vó Olívia estão em um amplo galpão localizado em Mercês (MG), cidade natal de Cássio. O negócio é responsável por gerar mais de 30 empregos diretos. Na internet, Vó Olívia já conquistou a marca dos 500 mil seguidores no Instagram. O Empório ainda realiza uma das lives shop mais bem sucedidas entre os e-commerces brasileiros, reunindo, em média, mais de 5 mil pessoas ao longo de toda a transmissão. 

 

Onde está o segredo do Empório Vó Olívia?

 

O artesanato está entre os segmentos que mais crescem no Brasil, representando cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), movimentando quase R$ 50 bilhões por ano. Parte deste montante pode ser atribuída ao Empório Vó Olívia, pois o negócio fatura, em média, R$ 1,2 milhão por mês. Todo este movimento faz do projeto um agente de transformação para o setor, aquecendo a economia colaborativa e o empreendedorismo ao oferecer produtos que cumprem uma missão muito nobre: ativar boas memórias das pessoas.

 

“Quando nos perguntam qual é o segredo do Vó Olívia, a resposta é muito simples: não vendemos simplesmente uma peça de artesanato. Em cada uma de nossas peças agregamos afeto, carinho e despertamos memórias afetivas em nossos clientes. Todo mundo que tem contato com algum de nossos produtos relata essa experiência. Uma vez recebi no showroom um homem muito poderoso, que estava em busca de algo para adornar seu sítio. Andando pelos corredores, ele viu a nossa fruteira de madeira no formato de banana e não largou mais. Naquele momento, ele confidenciou que aquele objeto o fez voltar à sua infância, pois na casa de sua mãe tinha uma fruteira como aquela. Histórias assim são apenas alguns dos exemplos que nossa equipe de atendimento recebe todos os dias”, conta Cássio. 

 

O diretor do Empório revela que, mensalmente, o e-commerce emite mais de cinco mil pedidos, que são enviados para todo o Brasil. Estes pedidos chegam, em sua maioria, pelos canais de atendimento do Vó Olívia, como site, Instagram, equipe de vendas e as live shops, realizadas duas vezes na semana. “Não é porque estamos na internet que o nosso atendimento precisa ser frio e impessoal. É aí que, mais uma vez, mostramos o quanto damos valor a quem nos procura. Nossa equipe de atendimento estabelece com o cliente uma relação de amizade. Construímos uma comunidade que engaja e é fã da nossa marca. Por isso, as nossas lives e o conteúdo que produzimos nas redes sociais são um sucesso e viralizam”.

 

leia: Dia do Consumidor: PMEs faturam 31% a mais com e-commerce

 

Uma vó que ganhou o Brasil

 

O artesanato, muitas vezes, é passado de geração para geração. Assim como as habilidades e técnicas, ensinamentos e atitudes também fazem parte do legado de quem foi importante para nós, como é o caso do Empório Vó Olívia.

 

A escolha do nome foi uma maneira de preservar e homenagear Olívia Maria da Silva, avó de Cássio. “A Vó Olívia foi uma mulher que transpirava a mineiridade. Foi ela quem criou a mim e os meus irmãos depois do falecimento da nossa mãe. Era uma mulher simples, mas de muitas habilidades e sabedoria”, lembra.

 

O gestor do Empório destaca que uma das características mais marcantes de Olívia era a de acolher e de dar oportunidade para as pessoas. “Quando falamos de artesanato, falamos de carinho, criatividade e visões de mundo. Acolho cada um de nossos artesãos, deixando que eles mostrem o seu talento e a sua arte. Entendemos que é desta forma que conseguimos agregar tanto ao nosso projeto e cumprir o nosso propósito de resgatar memórias e lembranças”, finaliza.

                                    

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