IMG-LOGO

E-commerce sente peso da crise

Por Daniela Maccio - 13 de Novembro 2015
e-commerce.jpg

As vendas online começaram a sentir o peso do cenário econômico e tiveram seu crescimento encolhido em outubro, de acordo com a SpendingPulse, relatório mensal sobre o varejo da MasterCard. O e-commerce cresceu 2,9% em relação a outubro do ano passado, bem abaixo da média de crescimento de 11,8% do terceiro trimestre. No entanto, móveis, eletrônicos, vestuário e farmácia ultrapassaram o crescimento geral do segmento.

 

Apesar desses números, o e-commerce ainda supera com facilidade as vendas no varejo geral, que (excluindo automóveis e materiais de construção) caíram 6,3% em relação ao ano anterior. “O ambiente econômico do Brasil ainda enfrenta enormes desafios e continua a deteriorar-se, com altas taxas de juros, inflação e uma desaceleração do crescimento da massa salarial, que impacta na confiança do consumidor", afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

 

Nenhuma região conseguiu registrar números positivos. As regiões Nordeste (–4,9%) e Sudeste (–6,2%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (–7,6%), Sul (–6,9%) e Centro-Oeste (–8,0%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Comentários