IMG-LOGO

Encontro Brasil-México supera expectativas

Por Edson Rodrigues - 12 de Novembro 2012
img86_35981_20120419 (1).gif
img86_35981_20120419 (1)
O Encontro Moveleiro Brasil-México, que aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro na cidade do México, deverá render US$ 3 milhões às empresas nacionais participantes. Foram iniciados 35 negócios e estiveram no evento mais de 360 potenciais parceiros mexicanos, entre importadores, distribuidores e lojistas.
Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Projeto Brazilian Furniture, o encontro contou com a participação das empresas Artefama, Bertolini, BRV Móveis, Caemmun, Carraro, Colibri, Irmol, Leifer, Mavaular, Mademóveis, LineaBrasil, Moval, Multimóveis, Serpil e Unicasa. O portfólio levado pelas companhias nacionais foi bem completo, com móveis prontos para montagem, móveis planejados infantis, para escritório e cozinha.
A empresa Linea Brasil, de Arapongas, no Paraná, participou pela primeira vez do Encontro Brasil-México e teve bons resultados. Fechou dois acordos comerciais no valor total de US$ 150 mil e abriu a perspectiva de novos negócios da ordem de US$ 600 mil para o próximo ano.
De acordo com Joyce Akiko Mima Fakeite, responsável pela área de exportação, as rodadas de negócios pré-agendadas e visita do comprador ao espaço da marca favorece a realização de negócios.
Para Cledson Stello, supervisor de exportações da Unicasa Móveis, empresa gaúcha responsável pelas marcas Dell Anno, Favorita, New e Telasul, o encontro permitiu contatos iniciais para a montagem da primeira loja exclusiva da marca no México. “A perspectiva de vendas anuais de uma unidade nossa com esse perfil é da ordem de U$ 500 mil”, informa Cledson, acrescentando que também foram iniciadas conversações com uma grande rede hoteleira daquele país.
No ano passado, o volume total das exportações da indústria brasileira de móveis para 138 países somou US$ 542 milhões. “Embora as vendas para o mercado mexicano tenham sofrido com a crise econômica mundial, elas vêm apresentando uma progressiva recuperação e um dos objetivos desta iniciativa é justamente consolidar esse processo.
Entre os meses de setembro de 2011 e setembro de 2012, considerando apenas o universo de 51 empresas integrantes do projeto, as exportações para o México cresceram 51%. Trata-se, sem dúvida, de um mercado estratégico e repleto de oportunidades para atuação, principalmente por meio de parceiros locais”, destaca Adriana Katekawa, responsável pela área de inteligência comercial do Brazilian Furniture.

Comentários