IMG-LOGO

Fábrica de MDF começa a ser construída no ES

Por Daniela Maccio - 13 de Junho 2016

Veja galeria de fotos acima

A cerimônia do lançamento da pedra fundamental da construção da primeira fábrica de MDF do Espírito Santo aconteceu na última sexta-feira (10). A empresa Placas do Brasil S/A será instalada no município de Pinheiros, na região Norte do estado. O empreendimento deve gerar 600 novos postos de trabalho.

 

O lançamento da pedra fundamental marca o início das obras na unidade. Ao todo, serão 18 meses para construção, fabricação de equipamentos e montagem da fábrica. A expectativa é que a produção seja iniciada em janeiro de 2018. O presidente do conselho de administração da empresa, Luis Soares Cordeiro, afirmou que o momento é especial e foi planejado pelo Conselho desde 2010. “Com a fábrica em nosso estado, iremos aumentar a competitividade do setor moveleiro e tudo com a parceria dos produtores rurais capixabas. Mesmo diante do cenário de crise que afeta o Brasil, acreditamos no projeto, nas potencialidades do Espírito Santo e no país”, afirmou.

 

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, ressaltou a importância do empreendimento para a economia capixaba. “A fábrica movimentará não só a cadeia produtiva de móveis, com a geração de emprego e renda, mas também a agricultura, com a produção de eucaliptos usados na produção do MDF”.

 

"Estamos em um momento importante e histórico. Essa fábrica de MDF será importante para alimentar nossa indústria moveleira.  No Estado, produzimos bons móveis, mas temos dificuldades e alto custo para aquisição de matéria prima. Com essa unidade em solo capixaba, vamos ganhar mais competitividade", analisou o governador Paulo Hartung.

 

Produção de MDF

A Placas do Brasil S/A foi criada por um grupo de 40 empresários do Norte do Estado, de vários segmentos. Ela produzirá painéis de MDF cru e revestido para a indústria moveleira dos estados do Sudeste e do Nordeste. O projeto prevê investimentos de R$ 388 milhões na indústria e R$ 80 milhões na base florestal. A expectativa é que sejam gerados 150 empregos quando a empresa entrar em operação e 450 vagas em atividades de plantio, colheita e transporte.

 

Setor moveleiro

O Espírito Santo possui cerca de 800 indústrias do setor moveleiro que geram, aproximadamente, 11 mil empregos. O destaque é o Polo Moveleiro de Linhares, que abrange diversos municípios do Norte capixaba e onde estão instaladas 140 empresas de móveis seriados e sob encomenda, que atendem às demandas dos grandes centros urbanos do país. O setor também mostra a sua força na Região Metropolitana da Grande Vitória, com 134 empresas do Polo Moveleiro de Cariacica, voltado à fabricação de móveis sob encomenda.

 

Comentários