IMG-LOGO

Fábricas do setor fazem plano de logística reversa

Por Edson Rodrigues - 27 de Março 2014
lr.jpg
lr
Nesta terça (25) a cadeia produtiva de madeira e móveis do Paraná entregou à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) seu plano para implantação da logística reversa no segmento. Durante a solenidade, que contou com a presença do secretário Luiz Eduardo Cheida, lideranças dos dois setores destacaram que a elaboração do plano só foi possível graças à união entre os 11 sindicatos industriais que representam essa cadeia produtiva no estado e à articulação do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Segundo Paulo Roberto Pupo, presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira de Imbituva (Simadi) e coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Madeira da Fiep, os setores de madeira e móveis ainda não estão incluídos na obrigatoriedade legal de elaborar planos de logística reversa, o que, por enquanto, só foi exigido para outros segmentos. Mesmo assim, para se antecipar à questão e aproveitar todo o movimento liderado pela Fiep para implantação da política no Paraná, os empresários decidiram aderir ao programa. “O fato de não termos ainda a obrigatoriedade de fazer parte desse processo tornou o convencimento dos nossos empresários um pouco mais difícil, mas assim mesmo tivemos uma grande adesão”, declarou.

O plano foi elaborado com a consultoria do Senai, dentro de um processo iniciado em dezembro de 2012, quando Fiep e sindicatos industriais paranaenses assinaram com a Sema termos em que se comprometiam a atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A política instituiu, entre outros pontos, a obrigatoriedade da logística reversa – o caminho contrário que o produto faz após o seu consumo, passando por toda cadeia produtiva, voltando até o fabricante, que lhe dará a destinação final ambientalmente correta. Ao longo de 2013, sob coordenação do Conselho Temático de Meio Ambiente e com apoio técnico da Gerência de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, foram realizadas diversas reuniões setoriais para definir cronogramas e estratégias para a implantação da logística reversa em diferentes segmentos industriais do estado.

Comentários