povo-femur-edicoes-novidades.jpg

Femur manterá práticas sustentáveis para próxima edição

Questões sustentáveis na indústria moveleira são temas fundamentais a serem debatidos atualmente. Pensando nisso, a Femur pretende ser um evento que cause o mínimo de impacto ao meio ambiente. Para que isso ocorra, em suas últimas edições, ela tem contado com o apoio da Simbiose Ambiental – uma empresa especializada em gestão ambiental e regularização. 

Na edição anterior, por exemplo, os resultados dessa prática já haviam gerado bons resultados em comparação com medidas tomadas em 2016. As principais alterações incluíram a:

1) Alteração da estrutura de estandes personalizados para estandes padronizados. Isso eliminou totalmente a geração de resíduos de madeira, tecidos/carpete, latas de tintas e outras sucatas metálicas como pregos e parafusos.

2) Substituição da praça de alimentação por buffet, reduzindo descarte de garrafas PET, latinhas, embalagens de alimentos, dentre outros resíduos, além de o desperdício de alimentos.

3) Utilização de copos biodegradáveis em substituição aos copos descartáveis de plástico.

4) Redução de 82% de resíduos gerados na Femur 2018 em relação à Femur 2016 mesmo com o aumento do número de empresas participantes.

5) Centralização dos serviços na Feira em 2018 permitiu maior controle da destinação dos resíduos gerados em todas as etapas do evento.

Para 2020, a proposta é superar os últimos resultados utilizando-se das mesmas estratégias. A primeira medida para a próxima edição será reutilizar os materiais utilizados nos estandes e gôndolas da edição passada (2018), como o material das divisórias, estruturas, etc., eliminando, assim, a geração de resíduos. Apenas os adesivos utilizados na personalização dos mesmos serão descartados. Outras iniciativas serão postas em práticas durante a feira, como as lixeiras ecológicas feitas de papelão e materiais recicláveis e resistentes (possibilitando a reutilização deles), por exemplo.

Apesar de ser uma ação já consolidada na Femur, a destinação adequada dos resíduos estará em pauta também na edição 2020. A redução na geração de resíduos não recicláveis, decorrente da padronização dos estandes e da contratação do buffet contribui, de forma significativa, para que parte dos materiais sejam destinados para reciclagem. Os não recicláveis são enviados para locais que oferecem a devida estrutura, licença ambiental e demais documentações para a correta destinação dos mesmos.

Prêmio Design Sustentável

Pela terceira vez consecutiva, a Femur traz o Prêmio Design Sustentável. A fim de estimular a indústria moveleira a apresentar produtos inovadores que não impactem ao meio ambiente, a iniciativa avaliará os seguintes critérios: Inovação; Viabilidade produtiva; Sustentabilidade do produto; Criatividade no uso de materiais.

Além da banca julgadora especializada, a população de Ubá irá participar também da decisão sobre os móveis que serão premiados em 1º, 2º e 3º lugar – produtos que terão espaço exclusivo no hall de entrada da Femur 2020. 

A votação popular ocorrerá durante a exposição dos produtos finalistas no Fórum Cultural de Ubá, entre os dias 2 e 5 de dezembro.

Concorra a um IPhone 8

A população que visitar a exposição no Fórum Cultural de Ubá e votar nos móveis mais criativos inscritos no Prêmio Design concorrerá a um IPhone 8. O sorteio acontece no dia 6 de dezembro, data em que também será divulgado o resultado das empresas vencedoras. Para mais informações, envie um e-mail para  [email protected] ou ligue no número (32) 98876-7030.

Femur 2020

Faltam quatro meses para o início da 14ª Feira de Móveis de Minas Gerais. Com o tema “Novos Tempos para Novos Negócios”, o evento acontece entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2020, no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, em Ubá (MG).

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato