IMG-LOGO

Prêmio Design Sustentável é entregue na Femur

Por Jeniffer Oliveira - 28 de Fevereiro 2018
2018_0227_18185300.jpg

Na última terça-feira (27), os vencedores da 2ª edição do Prêmio Design Sustentável receberam seus troféus na Femur, que está sendo realizada em Ubá (MG). Michel Pires, da Modecor, foi contemplado com o 1º lugar; Leandro Melo, da Cozinhas Itatiaia, ocupou a 2ª posição e, representando a House Deccor, Franciele Aparecida Costa e Samuel Costa foram os 3os colocados.

 

A entrega dos troféus aos representantes das empresas foi realizada pelos jurados Vicente Paulo, secretário municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana de Ubá; Maria Noemi Marinho, instrutora no Curso de Design de Móveis no Senai Ubá; e Marcelo Dias de Oliveira, consultor de design na Imop.

 

Sustentabilidade nos processos produtivos

 

Segundo o diretor Samuel Costa, a House Deccor já não trabalha com madeira – diferente do que ocorre na maioria das fábricas do setor moveleiro. “Acredito que em pouco tempo a madeira vai ser escassa até chegar a um ponto que não vai ter mais, como na China”, afirma Costa, acrescentando que “É muito mais rentável trabalhar com ferro, que tenho a matéria-prima dentro de Minas Gerais, do que comprar um produto importado, que é a resina e a fibra”.

 

Para o diretor da House Deccor, a medida ajudou não só o meio ambiente, mas também seus colaboradores: “Era muita química, não era fácil encontrar pessoas que se comprometessem a trabalhar com aquele material”. Costa destacou o impacto com saúde, meio ambiente e financeiro que a mudança resultou para a empresa. “Tivemos economia de uma forma geral”, enfatizou.

 

Leandro Melo, coordenador de desenvolvimento de produtos da Cozinhas Itatiaia, também defende o valor da sustentabilidade na empresa: “É extremamente importante no dia de hoje se preocupar com um processo produtivo que seja sustentável. Já deixou de ser só importante como marketing, mas é algo necessário”.

 

O diretor da Modecor, Michel Pires, conta sobre o processo produtivo do conjunto de mesa e cadeiras Calcário: “Tudo foi pensado para não gerar resíduo e aproveitar o resíduo que é gerado de outros materiais, de outros móveis nossos e de outras fábricas, das quais compro resto de espuma e de tecidos”.

 

Para Pires, o prêmio significa o reconhecimento pelos esforços sustentáveis da empresa, como o reflorestamento no entorno da área da empresa – com plantio de 5 mil árvores nativas e mil árvores frutíferas. “Acreditamos que ter uma empresa apenas para faturar e gerar lucro não é suficiente. A empresa é criada para isso sim, mas tem muito mais do que isso”, defende.

 

Os móveis vencedores estão expostos no hall de entrada da Femur 2018. As ações sustentáveis da feira contam com a parceria da empresa Simbiose Ambiental. O evento é uma realização do Intersind (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá) e acontece até 1º de março de 2018, das 14h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, em Ubá (MG).

 

Comentários