Fim de ano do varejo com vendas fracas
Por Edson Rodrigues
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14 de Outubro 2013
vendas
As vendas em todas as datas comemorativas deste ano apresentaram uma redução generalizada em relação aos mesmos períodos de 2012, e o Dia das Crianças não ficou de fora. A CNC previu um aumento de apenas 4,9% nas vendas deste 12 de outubro, contra a notável marca de 8% de elevação nas compras do ano passado.
Caso as estimativas de vendas do Dia das Crianças e do Natal sejam confirmadas, as duas datas, que geralmente alavancam o resultado do varejo e apresentam os melhores resultados do ano entre as festividades, registrarão a pior variação entre as comemorações de 2013. A Páscoa e o Dia dos Namorados registraram a marca de 5,9% de aumento em 2013, enquanto o Dia das Mães e o Dia dos Pais tiveram aumento de 6,2% e 5,4% nas vendas, respectivamente.
Principais setores devem impulsionar vendas
Apesar das previsões pessimistas, alguns dos principais setores do varejo podem garantir resultados melhores do comércio, de acordo com Fábio Bentes. O economista destaca que alguns ramos devem impulsionar as vendas de fim de ano, como móveis e eletrodomésticos, artigos de perfumarias e itens de uso pessoal e doméstico como eletroeletrônicos e brinquedos.
Ainda que com aumentos expressivos, os dados da CNC para esses setores mostram que também será registrada queda em relação a 2012. Móveis e eletrodomésticos, por exemplo, podem chegar a um alta de 9,3%. No ano passado chegou a 14%. Entre os eletroeletrônicos e brinquedos, a alta deve ser de 6,1%. No ano passado, foi de 7,6%. A área de hiper e supermercados, que geralmente ganha destaque nas festas de fim de ano, tem projeção de alta de apenas 2,4%, contra 7% no Natal de 2012. O único setor que promete registrar alta, ainda que discreta, em relação a 2012 é vestuário e calçados, cuja projeção de alta deve registrar 4,3% de aumento, enquanto o ano de 2012 teve crescimento de 4%.
Fonte: Jornal do Brasil
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