IMG-LOGO

IAV fecha em 0,5% em agosto

Por Edson Rodrigues - 26 de Setembro 2014
varejoalto.jpg
varejoalto
O mês de agosto apresentou realizado das vendas em termos reais de 0,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Para os próximos três meses a expectativa de vendas dos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) é de crescimento de 2,7% em setembro em relação ao mesmo período de 2013, 3,1% em outubro e 2,8% em novembro na mesma comparação.

O IAV-IDV é um índice antecedente de vendas. Sendo assim, o indicador do mês realizado é divulgado 30 dias antes da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além disso, o índice aponta também a expectativa dos associados para os próximos três meses.

Em junho deste ano o IAV-IDV apresentou crescimento de 0,7% enquanto que a PMC apontou -0,9% na comparação anual, mantendo assim sua forte aderência ao indicador do IBGE.

O varejo de não-duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou queda de -2,0% em agosto de 2014 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, abaixo do IAV de 0,50%. Em relação aos próximos meses, a expectativa é de 0,1% em setembro (em relação ao mesmo período do ano anterior), 0,7% em outubro e 0,8% em novembro.

No segmento de bens semi-duráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, ficou acima do IAV no mês de agosto com o fechamento de 3,6%, com estimativa de crescimento acelerado para os próximos meses, 6,8% em setembro, 7,4% em outubro e 6,4% em novembro.

Para o segmento de bens duráveis os associados divulgaram crescimento de 1,4% no mês de agosto deste ano em relação ao mesmo mês de 2013. Para os meses subsequentes a expectativa de crescimento é de 2,9% em setembro, 2,8% em outubro e 2,1% em novembro de 2014.

Comentários