IMG-LOGO

Ikea: os móveis, os herdeiros e... as dívidas

Por Evelyn - 31 de Janeiro 2018
ikea.jpg

Ingvar Kamprad, fundador do Ikea, morreu cerca de um mês depois da abertura de uma investigação por por sonegação, que pode deixar os herdeiros com dívidas fiscais relativas a 3 bilhões de euros

 

A história familiar e a herança de Ingvar Kamprad, fundador do Ikea, são bem mais complexas e dispendiosas do que os móveis e artigos para a casa, com design simples e preços baixos, que a marca sueca popularizou por todo o mundo, com 412 lojas em 49 países.

 

Em meados de dezembro, a União Europeia anunciou a abertura de um inquérito por indícios de que a empresa sueca estaria sonegando 1 bilhão de euros em impostos não pagos, através de uma subsidiária holandesa. Na semana passada, Jesper Brodin, CEO do Ikea Group, garantiu que a empresa que dirige pagou 25% de imposto sobre os rendimentos em 2017, o que considera uma percentagem justa.

De acordo com o jornal sueco Expressen, a Ikea pode vir a ter de pagar impostos relativos a 3 bilhões de euros que foram transferidos das lojas Ikea para a empresa Inter Ikea, na Holanda, que depois foram transferidos para várias fundações em Luxemburgo e Liechtenstein, para fugir aos impostos ou pagar menos.

 

No passado, primeiro em 2011 e depois em 2016, a Ikea já tinha passado por outras polêmicas, mas relacionadas com a diminuição da fortuna de Ingvar Kamprad, viúvo desde 2011. Além da procura por um planejamento fiscal mais favorável, Ingvar Kamprad começou a tratar da transferência de patrimônio para os herdeiros em vida e na sequência da morte da segunda mulher, Margreth Vestager, em 2011. Neste ano, o patrimônio líquido declarado do fundador da Ikea reduziu drasticamente quando foi revelado que a propriedade do negócio Ikea tinha sido transferida para uma fundação em Lichtenstein, décadas antes.

 

Em 2016, o empresário abdicou novamente de alguns ativos, transferindo-os para os três filhos biológicos: Peter, Jonas e Mathias. Fora desta transação, bem como de qualquer cargo na Ikea e do acesso a alguma herança, está a filha adotiva Annika Kihlblom (a adoção foi feita no primeiro casamento, com Kerstin Wadling), na sequência de um acordo financeiro assinado com o pai adotivo, de acordo com o Expressen.

 

Os dados da Forbes relativos ao ano fiscal de 2017 dão conta de receitas de 46 bilhões de dólares (37 bilhões de euros), enquanto no período entre 2005 e 2010 a revista norte-americana contabilizava uma fortuna avaliada em mais 28 bilhões de dólares (22,6 bilhões de euros), baseada majoritariamente no valor da Ikea.

 

A fortuna dos três irmãos, por seu lado, está avaliada em 1,21 bilhões de dólares, cerca de 1 bilhão de euros, e faz parte de uma complexa estrutura de propriedade do negócio Ikea, que torna difícil saber quem detém o quê e quanto isso vale, por se tratarem de fundos fiduciários off-shore, que permitem ocultar o proprietário dos ativos. Na prática isso significa que as contas que se possam fazer ao valor da herança que está em causa na sequência do falecimento de Ingvar Kamprad estarão subdimensionadas.

 

O universo Ikea passa por quase uma dezena de empresas, estando uma fundação no topo, o que dificulta seguir o fio da meada dos resultados financeiros e pagamento de impostos de cada uma delas. O fato de estarem sediadas entre a Holanda, Luxemburgo e Liechtenstein, países com condições fiscais vantajosas, também não ajuda. Fundações são, pelo menos, duas: a Ikea Foudantion (que se dedica a apoiar crianças em comunidades pobres) e a Stichting Ingka Foudation (que detém o Ikea Group desde 1982). O negócio divide-se não só entre as empresas que detêm as lojas em cada um dos países, como as que fazem a aquisição dos móveis e artigos para a casa, o armazenamento e a distribuição.

 

A Ingka Holding B.V., que tem sede na Holanda (como a fundação que tem uma denominação semelhante) é a empresa-mãe para todas as empresas Ikea e tem no conselho de supervisão Mathias Kamprad, o mais novo e único dos filhos de Ingvar Kamprad que ainda tem assento na admnistração do grupo Ikea.

 

Os três irmãos, no entanto, fazem parte do Ikano Group, que foi criado para gerir o imobiliário da Ikea, bem como o negócio de seguros e serviços financeiros que se tornou autônomo em 1988. De acordo com a Forbes, o Ikano Group vale 7,3 bilhões de dólares (6 bilhões de euros) em vendas anuais e, além do imobiliário, detém interesses em bancos e centros comerciais. A presidência desta empresa é ocupada por Peter Kamprad, o mais velho dos irmãos, enquanto o 'benjamim' Mathias é membro do conselho de administração. O irmão do meio, Jonas Kamprad, integra a Stichting Foudation e o Ikano Group.

 

 

Comentários