Ikea nomeia o primeiro não-sueco para liderar distribuição
O espanhol Juvencio Maeztu foi nomeado CEO da maior distribuidora do grupo Ikea, substituindo Jesper Brodin. Trata-se do primeiro não-sueco a liderar o Ingka Group, que representa 90% das vendas da gigante do mobiliário, opera cerca de 400 lojas e está presente em 31 países.
Maeztu chega à liderança do Ingka Group num momento em que a varejista sueca se debate com as tarifas dos EUA, as tensões geopolíticas e conflitos em várias parte do globo. A empresa está presente na Europa, China, Índia e EUA.
O espanhol vai iniciar funções a partir do próximo dia 5 de novembro e Brodin vai ficar na empresa até ao final de fevereiro para aliviar a transição. O CEO demissionário disse que a decisão não foi fácil, mas que esta era a altura certa para sair.
Desde 2018 que Maetzu, de 58 anos, era vice-CEO e diretor financeiro do grupo. O responsável integrou a Ikea em 2001 como gestor de uma loja em Madrid, tendo depois liderado as instalações da loja do estádio de Wembley e chegado a CEO da Ikea Índia, onde esteve seis anos.
leia: Ikea quer expandir mercado de segunda mão por toda Europa
“Temos atravessado algumas tempestades juntos – a pandemia, questões geopolíticas, guerras etc.”, disse Brodin à Reuters. “Estou superconfiante de que a casa Ikea está em ordem e será capaz de descolar para o futuro com Juvencio."
Por seu turno, a empresa destaca que Maetzu "é reconhecido pela sua grande liderança e mentalidade empreendedora e tem uma ampla experiência em lojas e no mundo do varejo".
De acordo com o El Economista, a Ikea alcançou no último exercício fiscal um faturamento de 45,1 bilhões de euros, o que representa uma queda de 5,3% em relação ao ano anterior.
Fonte: www.jornaldenegocios.pt




Comentários