IMG-LOGO

Inadimplência do consumidor tem queda em fevereiro

Por Edson Rodrigues - 13 de Março 2014
endividados.jpg
endividados
Em fevereiro de 2014 o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou queda de 1,7%, na comparação com janeiro. Na comparação com o mesmo mês do ano interior, o indicador caiu 2,3%, representando o nono recuo interanual consecutivo. O primeiro bimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, também apresentou declínio de 3,2%.

As dívidas com os bancos e os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pela queda do índice em fevereiro, com variações negativas de 3,2% e 10,8%. Os títulos protestados também contribuíram para o recuo do indicador, com variação negativa de 16,7% e contribuição negativa de 0,3 p.p. Já a inadimplência não bancária (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) teve crescimento de 2,6% e contribuiu (1,1%) para que o índice não caísse ainda mais em fevereiro de 2014.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a inflação em alta, os aumentos sucessivos das taxas de juros e o crescimento mais fraco da economia contribuem para desacelerar a curva descendente da inadimplência do consumidor uma vez que as quedas interanuais (comparação do mês contra o mesmo mês do ano anterior) estão se tornando menores desde outubro do ano passado: outubro/13 (-11,9%); novembro/13 (-10,3%); dezembro/13 (-6,5%); janeiro/14 (-4,0%) e fevereiro/14 (-2,3%).

O valor médio da inadimplência não bancária apresentou queda de 14,4% no primeiro bimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As dívidas com os bancos e os títulos protestados também apresentaram declínio de 8,0% e 0,3%. Já os cheques sem fundos registraram alta de 1,8%.

A série histórica do indicador você pode conferir acessando o link http://noticias.serasaexperian.com.br/indicadores-economicos/inadimplencia-do-consumidor/ .

Comentários