IMG-LOGO

Venda de móveis cai em julho

Por Daniela Maccio - 17 de Agosto 2015
varejo-de-moveis.jpg

A receita de vendas do comércio varejista ampliado apresentou alta de 0,1% em julho em relação ao mesmo período do ano passado, depois de descontada a inflação. O percentual foi registrado pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado na última sexta-feira (14). Em junho, o crescimento foi de 1,9%, também em relação ao mesmo mês de 2014 e com o desconto da inflação.

 

Como ocorreu no mês passado, o resultado de julho foi beneficiado por efeitos de calendário. Em 2014, além dos feriados e pontos facultativos em diversas capitais brasileiras por conta dos jogos da Copa do Mundo, o mês de julho teve uma sexta-feira a menos e uma terça-feira a mais – com isso, a base de comparação de 2014, mais fraca, favoreceu o resultado do ICVA de julho de 2015. 

 

O grupo de segmentos de bens duráveis e semiduráveis – que representam compras menos frequentes, de valor médio por compra mais alto e mais dependentes de crédito – apresentou novamente retração nas vendas, em média, contribuindo negativamente para o ICVA. Desse grupo, como nos últimos meses, Materiais para Construção, Móveis e Decoração e Lojas de Departamento foram destaques negativos. Eletroeletrônicos e Vestuário também contribuíram negativamente, mas ainda apresentaram crescimento acima de zero.

Comentários