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Intenção de compra das famílias em queda

Por Daniela Maccio - 04 de Agosto 2016
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Mudou o Governo Federal, mas a trajetória do consumo das famílias continua em queda. É que apontam os novos números da Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, do Instituto Brasileiro de Executivos no varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) para os meses de julho a setembro de 2016. De acordo com o estudo, o índice de consumidores que pretendem efetuar uma compra de bens duráveis no período é de 37%, o mais baixo para um terceiro trimestre desde o ano de 2002.

 

De acordo com o diretor vogal do Ibevar, e um dos coordenadores da pesquisa, Nuno Fouto, o declínio é percebido em praticamente todas as categorias analisadas. “Também chama a atenção do fato ocorrer tanto em relação ao segundo trimestre deste ano (40,2%), como em comparação a julho a setembro de 2015 (44,4%)”, observa. Outro indicador da pesquisa também reforça a previsão dessa tendência. O Ibevar levantou a distribuição dos gastos das famílias, considerando suas principais despesas: alimentação, habitação, vestuário, transporte, saúde e cuidados pessoais, educação, crediário e sobras de caixa. No trimestre passado, depois de separado o valor consumido, sobrava 6% do orçamento. Agora, sobra pouco menos de 5%.

 

Diante desses números o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo, diz que, embora algumas medidas da equipe econômica do governo interino de Michel Temer tenham sido bem acolhidas pelo mercado, a verdade, como era de se esperar, não se registra nenhum resultado positivo para o consumo em curto prazo. “A contração da renda real das famílias, as taxas de juros na ponta muito elevadas, o desemprego e a falta de confiança na manutenção do emprego são, obviamente, os responsáveis por este resultado”, finaliza.

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