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Intenção de compra é a menor em 14 anos

Por Daniela Maccio - 11 de Abril 2016
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O consumo das famílias, que já foi ruim no início deste ano, deve ficar ainda pior daqui para frente. A intenção de compras de bens duráveis do segundo trimestre é a menor para o período em 14 anos. Cerca de 40% dos paulistanos pretendem ir às compras no segundo trimestre, aponta a pesquisa de intenção de compras feita pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) em parceria com o Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA).

 

O resultado para o período abril/junho deste ano só perde para o segundo trimestre de 2002, quando apenas 30,2% dos entrevistados se declararam, na época, dispostos a consumir. A redução também foi comprovada em relação ao valor médio das expectativas de gastos com bens duráveis, passando de R$ 2.540 no mesmo trimestre de 2015 para R$ 2.327 agora. Os itens com maior intenção de compra são, respectivamente: vestuários e calçados (18%); linha branca (7,2%); móveis (5,4%); automóveis e motos (5,0%) e viagens e turismo (3,8%).

 

“A crise no consumo tende a se aprofundar”, prevê Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar. Ele projeta retração de 2,2% no volume de vendas do varejo ampliado e dessazonalizado, que inclui materiais de construção e veículos, no segundo trimestre, ante um recuo de 1,5% que, nas suas contas, deve ter ocorrido no primeiro trimestre deste ano, já que o IBGE não apurou os dados do período.

 

A retração na intenção de compra é generalizada neste trimestre. A pesquisa mostra que de 13 segmentos pesquisados, 10 registraram queda, quando comparados com o mesmo período de 2015. A freada ocorre nos segmentos em que o desembolso é maior, como viagens (-8%); móveis (-2%); linha branca (-1,4%); eletroeletrônicos, telefone celular e veículos (-1,2%).

 

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