IMG-LOGO

Intenção de consumo tem pior trimestre desde 2009

Por Edson Rodrigues - 24 de Julho 2013
vendaprazo.jpg
vendaprazo
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve alta de 1,9% em junho (130,6 pontos) na comparação com maio, no entanto em relação ao mesmo do ano passado, houve queda de 6%. Apesar da alta no mês de junho, o segundo trimestre de 2013 representou a pior ICF (média de 129 pontos) desde 2009.
Após cinco quedas seguidas, o aumento na comparação mensal equivale mais a um ajuste de satisfação, do que propriamente uma melhora das condições econômicas das famílias. Até porque, o cenário com inflação acelerada e pouco crescimento é o mesmo dos últimos meses.
A entidade acredita que o panorama ainda é de cautela e postura defensiva do consumidor. Há uma facilidade de crédito com taxa de juros para a pessoa física em um patamar histórico baixo, mas as famílias estão contraindo crédito, ou para pagar outras dívidas ou para complementar a renda a fim de manter o ritmo de consumo, principalmente com produtos básicos.
Segundo a Fecomercio, as manifestações em São Paulo ainda não foram captadas neste resultado, mas devem impactar o indicador no próximo mês.

Comentários