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Já está circulando a edição 112 da Móveis de Valor

Por Edson Rodrigues - 07 de Dezembro 2011
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O ano chegou ao fim. A pergunta que fica é: temos motivos para comemorar?
A resposta, claro, não igual para todos. Especialmente neste ano, cheio de altos e baixos. Em nossas andanças pelos polos Brasil afora o assunto era sempre o mesmo: “Este ano tá estranho. Não seguiu o que esperávamos. Comprometeu as margens”.  Apesar disso, os números mostram aumento na produção de móveis acima da média das outras categorias. Nos dez primeiros meses do ano o acumulado é de 2,2% de crescimento na comparação com igual período do ano passado. Mas então, por que tanta reclamação? Talvez a resposta seja exatamente esta: excesso de oferta.

A confirmação vem de outro número, também de pesquisa do IBGE: enquanto os preços na indústria em geral subiram 4,9% na média dos últimos doze meses, os preços dos móveis subiram 2,3%. Mas tem mais: No varejo, as vendas de móveis e eletros cresceram acima dos demais setores e acumulam expansão de quase 18% até outubro, segundo dados do IBGE.  Confira outros dados na coluna Cá entre Nós e tire suas próprias conclusões.

Mas esta edição tem outras análises do cenário econômico. Especialistas ouvidos pela jornalista Meri Rocha apontam um 2012 um pouco melhor. “Talvez”, dizem eles. Que também alertam sobre muitas oportunidades para o setor moveleiro, especialmente se analisarmos o desempenho da construção de casas.
Outra oportunidade é revelada em pesquisa que aponta o surgimento do consumidor contemporâneo. Saiba quem é e como conquistar este consumidor na editoria Observatório. E na editoria Comportamento confira quais são as prioridades da classe D.  E a reportagem especial desta edição avalia Quem é Quem no varejo de móveis e eletros. A jornalista Patricia Pavloski analisou este segmento e revela quais são as 10 principais redes nacionais. E, junto, um sinal de alerta: a concentração está cada vez maior. Isso certamente ajuda a explicar as dificuldades enfrentadas pela indústria nas negociações com o varejo. Portanto, o Brasil, como mostra a nossa última edição do ano, não é igual para todos.

E fica aqui o nosso desejo de que em 2012 o “seu Brasil”, seja do tamanho da sua capacidade de sonhar e transformar o sonho em realidade.

Inalva Corsi / Publisher

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