IMG-LOGO

Lojas Xavier entra com pedido de Recuperação Judicial

Por Natalia Concentino - 06 de Junho 2019

Veja galeria de fotos acima

Depois de 43 anos de atividades, com 24 pontos de venda nos estados de São Paulo e Minas Gerais, a Lojas Xavier, também conhecida por Móveis Xavier, com sede em Franca (SP), entra com pedido de Recuperação Judicial. Segundo comunicado da companhia (veja abaixo), a empresa concluiu que “a melhor alternativa para manter nosso compromisso com todos os nossos funcionários, e as famílias que dependem de nossa empresa, assim como para cumprir com os compromissos com nossos fornecedores, é com a adoção do processo de Recuperação Judicial. Este processo, por mais difícil que seja para a empresa, é um caminho que a lei proporciona para que consigamos superar todas estas dificuldades”.

 

A história

Fundada em maio de 1976, na cidade de Franca (SP), a “loja” nasceu em instalações muito simples, aos fundos de uma residência, dando forma ao sonho de três jovens que tinham apenas muita determinação e poucos recursos. A princípio, como indústria, a empresa produzia basicamente copas fórmicas, malas de enxoval, dormitórios e um ano depois também fabricava seus estofados, contando apenas com três funcionários que eram marceneiros e entregavam os produtos vendidos na cidade em uma carroça. 

Tudo começou com o nome de “Móveis Xavier”, pois trabalhava exclusivamente com a linha de móveis. Para expandir o seu mix de produtos e melhor atender a seus clientes, começou a comercializar também, aos poucos, produtos da linha de eletro, como televisores, lavadoras, refrigeradores, fogões etc. Por isso em 1998, o nome fantasia da empresa mudou para “Lojas Xavier” onde ganhou um logotipo moderno, transmitindo a ideia de que a loja não vendia mais apenas móveis.
Apesar dessa mudança há 15 anos, seus clientes até hoje se referem a empresa como “Móveis Xavier”, em razão da sua renomada linha de móveis que deu início a loja e continua até hoje.

Em 1978 foi aberta a primeira loja e como as vendas cresciam, a produção própria já não mais atendia a demanda, foi necessário começar a comprar de outras indústrias. 

Rapidamente surgiu a necessidade de expansão e novas filiais foram inauguradas, primeiramente mais lojas em Franca e em seguida a primeira loja em Batatais e logo depois, Ribeirão Preto. Desde então, a empresa não parou de crescer, chegando também ao estado de Minas Gerais. Ao todo são 24 lojas.

A empresa possui um Centro de Distribuição na cidade de Franca, inaugurado em janeiro de 1995, com 10.000 m² de área construída.

 

O comunicado

“Como amplamente divulgado pela mídia nacional, os últimos 5 anos foram muito difíceis para todos os setores da economia, mas principalmente para o nosso mercado de bens duráveis. Porém, mesmo diante de tamanha dificuldade, a empresa vem mantendo sua operação normalmente, com total respeito com nossos colaboradores e fornecedores. No entanto, mesmo com a eficiência operacional, toda a história da empresa, a força da marca Xavier, a dificuldade imposta pelo recessão econômica sem precedentes que nosso País vem enfrentando, causou uma imensa queda nas vendas de varejo dos produtos comercializados por nossa empresa, diante disto, entendemos que a melhor alternativa para manter nosso compromisso com todos os nossos funcionários, e as famílias que dependem de nossa empresa, assim como para cumprir com os compromissos com nossos fornecedores, é com a adoção do processo de Recuperação Judicial.

Este processo, por mais difícil que seja para a empresa, é um caminho que a lei proporciona para que consigamos superar todas estas dificuldades.

Nunca nosso País passou por uma crise tão complexa e tão longa, com acontecimentos de crise política, econômica e social, mudanças de presidentes, eleições, copas do mundo, greve de caminhoneiros, vários fatores que levaram a isso, e que sabemos, que infelizmente esta situação não irá se reverter em pouco tempo.

Esta decisão, acreditamos, foi a melhor para manter os empregos de nossos colaboradores, e de todos aqueles outros empregos indiretos, até mesmo os empregos dos funcionários de nossos fornecedores, pois com este processo, poderemos encontrar a solução para nossos compromissos, com a possibilidade de continuidade dos fornecimentos, e assim, a continuidade da empresa, vindo a superar este momento de dificuldade.

Acreditamos na melhora da economia, temos certeza que superaremos mais esta dificuldade, e para isso contamos com a colaboração de todos, como sempre fizeram, e temos a certeza que neste momento estarão ainda mais unidos com a empresa para sairmos deste dificuldade juntos, e ainda mais fortes, de modo a retomarmos nosso lugar de direito no mercado, e com isso, retomar todos os postos de trabalho que a crise acabou por tirar ao longo deste tempo, certamente, ao final deste processo sairemos ainda mais fortes, geraremos ainda mais empregos, e mais riquezas para todos os nossos colaboradores, e para nossa amada Franca”.

XAVIER COMERCIAL LTDA.

Comentários