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Lucro da Ikea aumenta em 2016

Por Daniela Maccio - 09 de Dezembro 2016
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O lucro da gigante do mobiliário Ikea aumentou 20% em 2016, subindo para 4,2 bilhões de euros, na comparação com 2015. Em comunicado, o grupo reportou ainda um aumento de 7,4% das vendas para 35,1 bilhões de euros no período entre primeiro de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016. “O forte crescimento das vendas foi determinante para os bons resultados da Ikea no ano financeiro de 2016. Com o objetivo de se tornar líder no varejo multicanal de mobiliário e decoração, o grupo tem reforçado a aposta em novos formatos de loja e nas vendas online, para ir ao encontro das necessidades e expectativas dos seus clientes”, informou a empresa.

 

Ao longo do exercício fiscal de 2016, a Ikea recebeu 783 milhões de pessoas em suas lojas físicas e 2,1 bilhões de usuários acessaram sua página na internet. Segundo sustenta o grupo sueco, as novas lojas e as vendas online “têm cada vez mais expressão” nos resultados. Em nível geográfico, o crescimento “está bem distribuído pelos mercados”, tendo a China como “um dos países onde a Ikea registrou maior crescimento”, enquanto a Alemanha, EUA, França, Reino Unido e Suécia foram os mercados com maior volume de vendas.

 

Este ano, o grupo Ikea inaugurou 12 novas lojas em diversos países, e abriu 19 novos order e pick-up points para pedidos e entregas de encomendas, desenvolvendo em paralelo a sua rede de distribuição multicanal.

 

Sustentabilidade

O grupo anunciou o investimento de 1 bilhão de euros “para garantir que seus produtos provenham de matérias-primas mais sustentáveis”, através da silvicultura, de empresas especializadas em reciclagem, ampliação do parque de energias renováveis e desenvolvimento de biomateriais. Este valor se soma aos 1,5 bilhão de euros já investidos em projetos de energia solar e eólica desenvolvidos desde 2009 e aos 600 milhões de euros também aplicados nesta área, no âmbito do objetivo definido pelo grupo de, até 2020, ser independente em recursos energéticos.

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