IMG-LOGO

Máquinas se destacam pela inovação na FIQ 2014

Por Edson Rodrigues - 13 de Março 2014
Serilon.jpg
Serilon
Com 65% do total de expositores representando o segmento de máquinas e equipamentos, a nona edição da FIQ – Feira Internacional de Qualidade em Máquinas, Matérias Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira –, apresenta novas tecnologias que oferecem mais qualidade, velocidade e acabamento ao mobiliário. A feira começou nesta terça-feira (11) e segue até sexta-feira (14), das 13 às 20 horas, no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas (PR).

A SCM Tecmatic, com sede em São Bento do Sul (SC), faz o lançamento mundial de um Centro de Usinagem que além de realizar o corte, a furação e o acabamento, também faz desenhos elaborados nas peças. De acordo com o gerente comercial, Jaison Scheel, a máquina é bastante detalhista e oferece múltiplas possibilidades. “Em um móvel infantil, por exemplo, podemos trabalhar com imagens de personagens de desenhos animados ou filmes”.

E os ganhos não ficam apenas na inovação do design da peça. Scheel destaca que a máquina aumenta a qualidade dos móveis e a produtividade da indústria. “Conhecemos casos de marceneiros que conseguiram aumentar até 10 vezes o faturamento da empresa ao adquirir máquinas automatizadas como as que trouxemos para o evento”, revela.

Outra novidade está no estande da Serilon, de Curitiba (PR). A empresa apresenta um equipamento de tecnologia UV responsável pela impressão de qualquer arquivo digital em MDF, como é caso de fotos, desenhos ou texturas. Segundo o diretor corporativo, Flávio Mazaro, a máquina é feita especialmente para atender projetos exclusivos. “O objetivo é trazer uma alternativa para o mercado moveleiro fazer peças especiais, com uma quantidade de tiragem menor ou uma estampa exclusiva para o cliente”.

A impressão digital também pode personalizar acessórios. Uma máquina que imprime arquivos digitais em puxadores é mais um destaque da Serilon. O processo tem tecnologia de secagem instantânea e contribui para enriquecer os detalhes das peças. “Nossa intenção é trazer o segmento de comunicação visual para o setor moveleiro e atribuir valor agregado aos produtos”, afirma Mazaro.

Os parques fabris vão ganhar ainda mais eficiência e competitividade com a novidade trazida pela Projepack, de Bento Gonçalves (RS). O lançamento para embalagem termoencolhível agrega agilidade ao processo graças a um sistema que permite preparar a máquina para trabalhar com até quatro medidas diferentes de bobina utilizada para envelopar os produtos sem a necessidade de parada do equipamento e com emenda automática do material. “Uma máquina normal leva em torno de 2 a 5 minutos para realizar o processo. Já essa máquina faz isso em apenas alguns segundos”, ressalta Roberto Trevisan, sócio diretor da Projepack. Em termos de produtividade, é possível alcançar um aumento de 5% a cada mês de trabalho.

Já a Lidear, com sede também em Bento Gonçalves (RS), apresenta uma furadeira adequada com a norma de segurança NR-12. “É um sistema bimanual, ou seja, o operador deverá obrigatoriamente usar as duas mãos pra operar a máquina e, portanto, elas vão ficar fora da área de trabalho. Isso dá segurança total para o operador no manuseio do equipamento”, explica o diretor comercial, Euclides Rizzi. Ele também destaca que a máquina é versátil e de fácil regulagem.

A Sul Americana, de Almirante Tamandaré (PR), traz uma seccionadora capaz de executar todo o processo de corte de chapas. De acordo com o proprietário, Reinaldo de Mello, o equipamento visa alavancar a produtividade de corte e proporciona a redução do custo de operação. “A máquina pode cortar até oito chapas por vez e faz o corte nos dois eixos, vertical e horizontal”.

Foto: Estande Serilon

Comentários