IMG-LOGO

Marcenarias se reinventam e reagem com o uso da IA

marcenaria_IA.png
Imagem: Freepik

Durante séculos, o ofício de fabricar móveis tem sido uma atividade artesanal para uma parcela apreciável do setor, mas nas últimas duas décadas, a tecnologia entrou nas marcenarias com o jeitão de quem não queria nada. Primeiro, com a digitalização dos processos de produção. Mais recentemente, com a Inteligência Artificial (IA) que chegou chutando a porta e então aconteceu o impensável: o pequeno artesão pode acessar as mesmas ferramentas utilizadas pelas grandes fábricas de móveis planejados. 

 

Com isso, as chamadas marcenarias high-techs, passaram a ser protagonista de uma revolução, a ponto de inverter o jogo. Agora são as grandes marcas que correm atrás do chamado “lote zero”, um eufemismo pomposo para designar móveis sob encomenda. Mas, apesar da promessa de exclusividade, falta um detalhe: elas continuam falando com o cliente via lojas exclusivas e franquias, enquanto o pequeno marceneiro, com a IA debaixo do braço, faz contato direto.

 

Softwares desenvolvidos pela Promob, Gabster, SketchUp (para criação de ambientes e objetos em 3D) e AutoCAD, potencializados por IA, permitem criar projetos detalhados em minutos….CONTINUE LENDO

Comentários