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Mercado Livre reduz valor mínimo de frete para crescer em vendas

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Imagem: Inteligência Artificial

O Mercado Livre implementou uma redução significativa no valor mínimo para frete grátis no Brasil, de R$ 79 para R$ 19. A mudança, considerada incrementalmente relevante, foi observada no site da companhia e comentada por seu presidente no Brasil em entrevista publicada nesta sexta-feira.

 

Na visão do Morgan Stanley, a redução no valor mínimo para frete grátis no Brasil deve acelerar o crescimento do GMV (volume bruto de mercadorias) do Mercado Livre, alavancando sua força logística como uma vantagem competitiva relevante.

 

O banco observa que a logística continua sendo uma das principais frentes de reinvestimento da companhia. A estimativa é de uma perda de contribuição logística — ou seja, a diferença entre tarifas e contra-receita/custo dos produtos vendidos (CPV) — de aproximadamente US$ 1,7 bilhão em 2024, o que representa -3,3% do GMV. Esse valor é significativo frente ao EBIT (lucro antes impostos) projetado da empresa, de cerca de US$ 2,6 bilhões no ano.

 

O Morgan Stanley destaca que a mudança no patamar de frete grátis é relevante por dois motivos: (1) a maior densidade e eficiência da malha logística tornam a nova política mais sustentável economicamente do que seria há alguns anos; e (2) a crescente competição internacional, especialmente de plataformas focadas em produtos de menor valor, tende a atingir faixas de preço onde a MELI agora poderá competir com mais agressividade.

 

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Na avaliação do Morgan Stanley, o valor mínimo mais baixo para frete grátis é uma alavanca estratégica que pode acelerar o crescimento de itens vendidos, impulsionar ganho de participação de mercado e fortalecer a escala da operação. Além disso, reforça a superioridade logística do Mercado Livre, criando uma barreira competitiva ainda maior para rivais que tentam oferecer frete direto ao consumidor.

 

Com o tempo, o banco acredita que o aumento da escala do GMV pode contribuir para uma redução nos custos logísticos por pedido e permitir uma alavancagem operacional mais ampla em toda a companhia.

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