UNY-Group-Valinge.jpg

Threespine garante montagem de móveis sem parafusos

Empresa suéca desenvolve sistema de montagem por encaixe, que reduz custo, agiliza o processo e e torna o móvel mais resistente e durável

A montagem dos móveis sempre foi um complicador para a indústria, que precisa incluir parafusos e outros acessórios, além de manual de montagem, para que o processo seja feito com eficiência. Apesar disso, não é incomum o montador danificar peças e gerar assistência para a fabrica e desconforto para a loja, que precisa lidar com a frustração do cliente. E, com a pandemia, o processo de compra pela internet acelerou e, com a dificuldade de receber profissionais em casa, tornou evidente a necessidade de produtos de fácil montagem, de forma que o próprio cliente possa montar o móvel comprado nos canais virtuais.

Mas a Välinge, empresa suéca, fundada em 1993 e pioneira no conceito de piso sem cola, resolveu este problema. Lennart Thalin, gerente regional para as Américas do Sul e do Norte, destaca que a Välinge foi pioneira no conceito de piso sem cola e mudou a maneira como as pessoas instalam e usam os pisos. “Nossa tecnologia patenteada em todo o mundo introduziu uma maneira rápida e fácil de instalar pisos laminados mecanicamente, sem usar cola”, afirma, acrescentando que a tecnologia desenvolvida pela empresa cobre todos os campos relacionados a pisos flutuantes, mas também tem outras aplicações, como móveis e superfícies.

Lennart Thalin, gerente regional da Välinge para América do Sul e do Norte 

“Hoje produzimos o nosso próprio piso, com base nas nossas tecnologias de superfície Woodura® e Nadura®, que criam pavimentos muito duráveis. Nossa capacidade de produção em pisos é de 5 milhões de metros quadrados por ano”, afirma Lennart Thalin. Segundo ele, a Välinge mantém um laboratório, com 1.000 metros quadrados, onde faz testes climáticos e de eficiência em pisos e móveis. Além de manter um amplo departamento para produção de protótipos para os clientes também nas áreas de piso e móveis.

 

 

Sistema Threespine®

A partir do know how na instalação de pisos, foi um processo natural a Välinge desenvolver um sistema de fácil montagem também para móveis. Lennart Thalin explica que o sistema Threespine® é baseado na tecnologia Easy Click 5G, usada em pisos e já aplicada em mais de 1 bilhão de metros quadrados. “Sem ferramentas ou cola, um armário pode agora ser montado em uma fração de tempo em comparação com os métodos de montagem tradicionais e ainda ser muito resistente e durável”, garante o gerente regional da empresa suéca.

Planta da Välinge, em Viken, Suécia

Segundo ele, a tecnologia Threespine® foi desenvolvida ao longo de muitos anos e seu lançamento aconteceu em 2015. Entre as vantagens do sistema, Lennart Thalin destaca a possibilidade de design exclusivo, já que pode ser usado em material mais fino (6 mm), e na combinação de diferentes materiais, como MDF, MDP e compesado, por exemplo. “Outro grande benefício é que o sistema de encaixe é feito no momento da produção do móvel, através de junções perfeitas. Com o Threespine o resultado é sempre perfeito e não depende de um montador profissional e nem da habilidade do consumidor na montagem do produto”. 

Threespine permite ainda que armárioss de cozinha, por exemplo, que em alguns casos são entregues montados, possam ser embalados e transportados desmontados, o que gera economia no transporte e no armazenamento. E o sistema pode ser aplicado em diversos tipos de móveis, como armários e guada-roupas, gavetas e barras de cama, por exemplo. É ideal para empresas com alto volume de produção, já que agiliza a montagem e também oferece a possibilidade de desmontar e remontar, usando apenas um dispositivo plástico, que acompanha o móvel.  

Disponível no Brasil 

Segundo o gerente regional da Välinge, o Threespine é uma tecnologia usada globalmente, com muitos parceiros na Europa, Asia e Estados Unidos. “Já é possível encontrar móveis com o sistema de montagem Threespine® em grandes redes americanas como Home Depot, Lowes e  Walmart. Inclusive no Brasil muitos móveis vendidos pela internet já contam com o sistema”, afirma, acrescentando que desde 2018 a Välinge atua no mercado brasileiro. “Nosso primeiro parceiro no Brasil é a Ditália, mas temos várias empresas em fase de teste da tecnologia”, completmenta. 

E, para atender o mercado nacional, a empresa suéca conta com o engenheiro Paulo Tem Pass, seu representante e especialista na tecnologia, e também mantém parcerias com fabricantes de máquinas como Homag e Biesse. Aliás, a tecnologia da Välinge é disponibilizada através de licenciamento e a adaptação no processo fabril costuma ser simples, utilizando o mesmo maquinário, com algumas adaptações na linha, porém, alguns equipamentos como perfiladeira, coladeira de borda ou CNC 4 ou 5 eixos são necessários ao processo. 

empresa

Threespine

A tecnologia Threespine® funciona com equipamentos de produção convencionais. Tudo que você precisa é uma máquina de alimentação direta com três disponíveis motores com ângulos ajustáveis ou CNC de 5 eixos.

Contato no Brasil
Paulo Tem Pass
(47) 99986-7112