Móveis populares com design inovador
A Associação dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) iniciará, nas próximas semanas, os trabalhos para identificação dos estudantes de arquitetura, design e engenharia, bem como das 30 empresas que participarão do projeto Bom Bonito e Barato (BBBPop), desenvolvido pelo Núcleo de Inovação e Design Moveleiro. O BBBPop visa criar, no oeste catarinense, móveis populares de maciço consumo nacional.
Lançado no fim do ano passado, o Núcleo de Inovação e Design Moveleiro envolve a Amoesc, o Sebrae/SC, o Ministério da Integração Nacional, o Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, o Instituto Saga e o renomado designer Marcelo Rosenbaum.
O Núcleo tem por objetivo oportunizar aos moveleiros da região Oeste o desenvolvimento de novas coleções, baseadas em modernos conceitos de design. Para isso, haverá capacitação dos estudantes selecionados para participar do Núcleo e os projetos desenvolvidos serão testados em formato de protótipos. Após aprovação técnica e conceitual, serão colocados em linha de produção nas fábricas que fazem parte da Amoesc. “Criar uma linha de “móveis pop” para produção em larga escala pelas empresas do polo moveleiro do oeste de SC será uma das prioridades neste ano. Essa linha será popular, mas terá alta qualidade de design em razão de ser assinada por um dos melhores designers do país”, destaca o gestor do polo moveleiro do oeste, Arildo Jacóbus.
As ações de 2011 foram planejadas, durante recente reunião, no escritório de Marcelo Rosenbaum, em São Paulo, com os parceiros do programa. Estiveram reunidos Osni Verona (Amoesc/Simovale), Ilseu Rafaeli (Amoesc/Simovale), Marlene de Andrade (Instituto Saga), Morgana Mendes (Ministério da Integração Nacional), Luciana Odda (Sebrae/SC), Roberto Tavares (Sebrae/SC) e Arildo Jacóbus (Sebrae/SC).
Para a consecução do projeto estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 milhão distribuídos pelas seguintes instituições o Ministério da Integração Nacional, através da Mesorregião do Mercosul; o Sebrae , os moveleiros (fabricantes) , a Prefeitura de Chapecó e o Senai.
Osni Verona realça que os fabricantes oestinos exibem a criatividade e o aperfeiçoamento das peças no Salão de Design da Mercomóveis, uma feira bienal do setor moveleiro realizada no Parque de Exposições Tancredo Neves em Chapecó. A feira – promovida pela Amoesc e pelo Simovale, com patrocínio da Fiesc, Sebrae/SC e Governo do Estado – revela o estágio técnico e conceitual do polo moveleiro do oeste. Formado por 283 empresas, das quais 85% são micro e pequenas indústrias, o polo moveleiro abrange 86 municípios e sustenta sete mil empregos diretos.
(Fonte: Jornal Novo Tempo)
Comentários