Móveis se aproxima de deflação anual
Cada vez ficam mais evidentes as dificuldades que o varejo enfrenta na comercialização de móveis. As sucessivas quedas nas vendas têm derrubado os preços que se aproximam da deflação nos últimos 12 meses, algo inédito na história. O IPCA-15 de maio, divulgado sexta-feira (20), mostra uma inflação persistente, que subiu para 0,86% ante 0,51% em abril. Mobiliário registrou deflação de -0,46% em maio, pouco menos do que o verificado em abril (-0,84%). No acumulado do ano, para uma inflação geral de 4,21%, mobiliário registra deflação de -1,64%. E nos últimos 12 meses, enquanto o IPCA geral ficou em 9,62%, mobiliário registra alta de apenas 0,20%, podendo fechar já no final de maio em deflação.
Os piores resultados para o setor vieram em maio do segmento de colchão com queda de -0,69%. No acumulado de janeiro a maio a maior queda também é do segmento de colchões com -3,79% e nos 12 meses o segmento de móveis de quarto registra deflação com -0,75%. Nas 11 regiões pesquisadas pelo IBGE, em maio o pior resultado foi verificado em Pernambuco com -1,99%. De janeiro a maio São Paulo registrou a maior queda no preço do mobiliário com -3,21% e no acumulado de 12 meses a maior deflação ocorreu na Bahia com -3,82%.
Por segmento, em maio o pior resultado para moveis de sala ocorreu no Ceará com -2,37%; móveis para quarto registrou a maior queda em Goiás, com -2,90%, que tem também a maior queda em móveis para copa e cozinha com -2,67%. Colchão registrou a maior deflação em maio também em Goiás com -2,85%.
Veja abaixo a planilha completa do IPCA-15 de maio:





Comentários