IMG-LOGO

Oito OCPs concedem certificações de colchões

Por Daniela Maccio - 23 de Janeiro 2017
Certificacao_de_colchoes_2.jpg

Há seis anos, no início do mês de fevereiro, o Inmetro publicava a Portaria 79/2011 - Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano. De lá pra cá e contando com uma portaria complementar (Portaria n.º 349, de 09 de julho de 2015) que promoveu ajustes no processo de avaliação da conformidade de colchões e colchonetes, face à revisão e publicação das normas brasileiras NBR 13579-1:2011 e NBR 13579-2:2011, bem como à experiência adquirida na implementação no Programa de Avaliação da Conformidade (PAC), 320 (trezentas e vinte) empresas fabricantes de colchões foram certificadas por estarem em conformidade com os requisitos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

 

São os Organismos de Certificação de Produto (OCPs) que conduzem e concedem a certificação de conformidade de produtos, nas áreas voluntária e compulsória, com base em normas nacionais, regionais e internacionais ou regulamentos técnicos. O setor colchoeiro tem à disposição pelo menos 08 (oito) OCPs acreditados pelo Inmetro com escopo em Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano e Colchões de Molas. No caso de certificação de colchões de espuma, dois OCPs concentram, somando-se os clientes de cada um, 44% (quarenta e quatro por cento) das empresas certificadas.

 

Às vésperas de completar um ano de publicação, a Portaria nº 52, de 01 de fevereiro de 2016, que regulamenta os requisitos de certificação para colchões de molas continua com alguns pontos difusos e que estão sendo exaustivamente trabalhados (Abicol mais OCPs) no sentido de demonstrar ao Inmetro que necessitam de revisão. Mesmo assim, 8 (oito) fábricas de colchões conquistaram certificação para 209 (duzentos e nove) modelos diferentes de colchões.

 

O profissionalismo e a competência técnica de cada um dos OCPs compõem parte importante para a manutenção de um mercado leal e justo. Por este motivo, a Abicol procura manter um canal de comunicação sempre aberto com os organismos de certificação, incluindo a realização de fóruns de harmonização das normas e o encaminhamento de providências sobre questões que fazem referência a eventuais irregularidades que chegam ao conhecimento da associação, seja via associados, consumidores ou via os próprios OCPs. Acompanhe as atividades da Abicol, aqui.

Comentários