IMG-LOGO

Operação apreende caminhões com móveis artesanais

Por Edson Rodrigues - 20 de Fevereiro 2015
Barreira-Fiscal.jpg
Barreira-Fiscal
Agentes da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro, apreenderam, na última terça-feira (17), dois caminhões com quatro toneladas de móveis artesanais sem documentos fiscais, em Penedo, distrito de Itatiaia. A mercadoria, que incluía conjuntos de mesas, cadeiras e sofás, estava à venda na rua, nos locais onde os veículos ficavam estacionados.

Auditores da Secretaria de Fazenda fizeram a primeira abordagem aos caminhões, localizados na entrada do distrito. Em seguida, solicitaram o apoio de agentes da Operação Barreira Fiscal para que escoltassem os dois caminhões até o Posto Fiscal Nhangapi-Itatiaia para conferência da carga. Cinquenta e quatro conjuntos de móveis foram apreendidos na operação conjunta.

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de apoiar a Secretaria de Estado de Fazenda a fiscalizar o trânsito de mercadorias no Estado e coibir a sonegação de ICMS, além de atuar na apreensão de drogas, armas e produtos pirateados e combater crimes ambientais, a Operação Barreira Fiscal conta com cinco postos fixos de fiscalização, localizados em Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR-040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna), além de uma unidade volante, que percorre as principais rodovias do estado.

A Operação Barreira Fiscal deu início às suas ações no dia 1º de fevereiro de 2010. Desde então, os agentes já cumpriram 169 mandados de prisão. Além disso, foram feitos 8.530 registros de ocorrência por diversos crimes, sendo 7.342 por porte de entorpecentes.

Também foram realizados 552 registros de pirataria, totalizando 19 toneladas de produtos ilegais e apreendidas 181 armas e 5.650 munições de pequeno e grosso calibre, além de 22 veículos roubados. A operação também efetuou a apreensão de aproximadamente 1.880 kg de drogas (maconha, cocaína e crack).

Com informações da ASCOM/RJ

Comentários