IMG-LOGO

Ornare reforça atuação externa com lojas em Dubai e Milão

Revisado Natalia Concentino - 05 de Janeiro 2024
ornare.png
Mobiliário da Ornare exposto no Salone del Mobile de Milão (Divulgação)

Presente em mansões do Brasil, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, a brasileira Ornare quer ganhar espaço nas residências dos europeus. Fundada há quase 40 anos em São Paulo pelo casal Esther e Murillo Schattan, a marca inaugura em abril seu showroom em Milão, marcando o início das operações em seu quarto continente.

 

“Nós participamos do Salone del Mobile da cidade nos últimos quatro anos e sentimos que havia espaço para uma presença mais consistente na Europa”, explica Murillo, em conversa com o IM Business.

 

O Palazzo Gallarati Scott, localizado no famoso Quadrilatero Della Moda di Milano, foi o escolhido para receber a loja de 450 metros quadrados. O desafio europeu será o de enfrentar uma concorrência mais firme de marcas do continente como Baxter, Fendi e Bentley Home. “Milão é o epicentro do design e, diferentemente de Estados Unidos e Dubai, existem marcas mais tradicionais e consolidadas”, acrescenta o executivo.

 

A incursão da Ornare pelo mundo começou há 17 anos nos Estados Unidos com uma loja em Miami. De lá para cá, a empresa abriu, no modelo de franquias, mais sete unidades no país. Há um ano e meio, desembarcou em Dubai e já mira oportunidades no Kuwait e Arábia Saudita. Atualmente, as vendas no exterior, diz Murilo, respondem por 25% do faturamento da companhia, que não divulga seus números.

 

Entre seus clientes famosos estão o rapper Kanye West e a influenciadora Kim Kardashian. Parte do mobiliário de um apartamento do casal, comprado por US$ 14 milhões em 2019, foi feito pela Ornare. Para cativar esse público de altíssima renda, o fundador da Ornare lembra que a exclusividade é premissa fundamental nesse mercado. “O cliente quer atenção e produtos e serviços customizados. São móveis com materiais nobres, cores e dimensões exclusivas. Nenhuma peça será igual a outra, é um processo artesanal”, acrescenta.

 

Stefan, Esther, Murillo Schattan e Pitter Schattan, família que comanda a Ornare (Divulgação)

 

leia: Pantone anuncia Peach Fuzz como a cor do ano de 2024

 

Por outro lado, Murillo reforça que a companhia não trabalha apenas com mansões e multimilionários. O executivo lembra que a Ornare produz móveis sob medida para outros públicos, com as peças podem valer de milhões até milhares de reais. “Temos nossa vertical que atende construtoras para móveis planejados de unidades de 60 a 100 metros quadrados. Não temos solução apenas para imóveis de luxo.”

 

Com 15 showrooms em bairros nobres de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Goiânia e Salvador, a Ornare possui também uma fábrica em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, que leva cerca de 60 dias para entregar os móveis planejados. Além do casal fundador, a empresa caminha para uma sucessão familiar, com os filhos Stefan e Pitter, que já são diretores, assumindo maiores responsabilidades na companhia.

 

Fonte: InfoMoney

Comentários