IMG-LOGO

Plantio de árvores no polo moveleiro do Ceará

Por Edson Rodrigues - 25 de Março 2013
ceara.JPG
ceara
Na última sexta-feira, dia 22 de março, pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical apresentaram resultados preliminares do projeto “Teste e seleção de espécies arbóreas para a indústria do pólo moveleiro de Marco”. O estudo pretende avaliar a produção de espécies de árvores nativas e exóticas, no distrito de irrigação do Baixo Acaraú, para suprir a demanda madeireira do Arranjo Produtivo Local de móveis, de Marco, no Ceará.

Algumas espécies apresentaram boa adaptação para a região, entre elas estão paricá, acacia mangium, sobrasil, ipê roxo e alguns clones de eucalipto. Maior produtividade e maior qualidade da matéria-prima são alguns dos critérios de avaliação das árvores. Um dos desafios dos pesquisadores é selecionar espécies viáveis às condições da região: solo arenoso, clima quente e ventos fortes, que favorecem o tombamento das árvores. O projeto vem observando o desenvolvimento das árvores sem irrigação. Ao todo estão sendo avaliadas 42 espécies de arvores dividas em quatro categorias: não tradicionais, exóticas, amazônicas e eucaliptos.

A pesquisa, que já vem sendo desenvolvido há dois anos, é uma parceria da Embrapa Agroindústria Tropical e da Embrapa Florestas, unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

As próximas etapas da pesquisa serão testes de validação de manejo, qualidade da madeira e beneficiamento.

Comentários