IMG-LOGO

Produção gaúcha fecha 10 meses com queda de 11,2% sobre 2019

Por Edson Rodrigues - 09 de Dezembro 2020
young-worker-of-furniture-factory.jpeg

Apesar de ter reduzido as perdas no acumulado até setembro (-12,9%), a produção de móveis no Rio Grande do Sul, entre janeiro e outubro recuou 11,2% na comparação com igual período de2019. Para efeito de comparação, a produção em nível nacional registra queda de 6,8%. Os dados fazem parte da pesquisa mensal do IBGE.

Considerando o desempenho mês a mês, entre janeiro e maio ocorreu a maior queda na comparação com igual período do ano anterior, com -27,9%. A partir dos meses seguintes houve recuperação gradual, mês após mês até chegar aos 11,2% em outubro. Porém, é possível antecipar que não há espaço para uma recuperação completa este ano, ou seja, os efeitos da pandemia ficarão para serem recuperados em 2021.

leia: EMPREGOS RETOMAM ÍNDICES PRÉ-PANDEMIA EM BENTO GONÇALVES

Situação é mais favorável no Paraná

A produção das indústrias de móveis paranaenses chegou em outubro com alta de 3,7% em relação aos 10 primeiros meses de 2019. É o melhor resultado desde fevereiro (6,0%) nesta base de comparação. O primeiro resultado positivo no acumulado do ano aconteceu em setembro com 1,8%.

Veja nos quadros abaixo o comportamento da produção em outubro, no acumulado do ano e no acumulado dos últimos 12 meses no Brasil, no Paraná e Rio Grande do Sul, com dados do IBGE:

Comentários