IMG-LOGO

Fabin propõe produção de móveis digitais

Por Jeniffer Oliveira - 29 de Novembro 2017
ifb.jpeg

O projeto Fábrica de Ideias Inovadoras do Instituto Federal de Brasília (fabin - IFB) recebeu propostas com temas atuais para o mercado moveleiro. Professores e estudantes do Curso Técnico em Móveis, do Campus Samambaia, propõem produções de móveis com paletes, vidros reciclados e de móveis digitais. As ideias buscam o reuso mais nobre para materiais descartados.

 

Conceitualmente, os móveis digitais são aqueles confeccionados na íntegra por máquinas de comando numérico (CNC). Os materiais empregados na fabricação do mobiliário serão utilizados nas aulas práticas do curso. As peças ou processos de usinagem poderão ser colocados em prática, com tempo operacional muito baixo e elevada precisão.

 

Algumas peças já estão sendo confeccionadas na disciplina "Processo Produtivo Moveleiro", do módulo III do Curso.  "Trata-se de uma poltrona Krat, muito confortável e simples de ser confeccionada”, conta o professor responsável pela disciplina – Frederico de Souza. "Nossa proposta envolve a produção de um conjunto de mesa e cadeiras de bar, confeccionado com a matéria-prima obtida pelo desmonte das estruturas de paletes, oriundos de descarte de uma indústria de cimento da região", complementa Souza.

 

Atualmente a produção de móveis tem optado mais por produtos multifacetadas, ou seja, confeccionados por múltiplas peças que se encaixam na montagem. Além de gastar menos material do que os móveis tradicionais, os móveis multifacetados apresentam design impactante, bonito e leve. Para facilitar a fabricação de móveis digitais multifacetados, a matéria-prima mais empregada é o painel compensado, podendo ser o laminado ou sarrafeado.

 

Bem recebido pela indústria de móveis, os objetos produzidos se mostram com um conceito de design mais rústico. Ainda é possível encontrar móveis confeccionados com paletes em ambientes modernos, desde que caracterizado como elemento de destaque ou ponto focal. Esta última possibilidade é vislumbrada como tendência internacional.

 

Se a proposta for aprovada pelo edital, os alunos poderão desenvolver durante o próximo semestre esses trabalhos. Além disso, a iniciativa serve para divulgar o curso técnico subsequente em móveis e do curso médio integrado em design de móveis. O resultado do edital será divulgado no dia 5 de dezembro.

Comentários